segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na alfândega, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu. Marcos 2:14

Neste versículo Marcos relata o chamado de Mateus tendo ouvido a narrativa de Pedro. Deixando tudo para trás, inclusive de ser Levi, esse homem abandonou a vida de pecado e levantou-se para seguir Jesus. A mudança de nome simboliza a mudança de atitudes. Mateus, certamente, antes de ser abordado pelo Salvador, já ouvira falar Dele.  Mas a palavra chave de sua vida foi “levante-se”. Ao fazer esse gesto ele sinalizou que mudava de atitude. Deixava de ser Levi, o coletor de impostos, para ser Mateus, o discípulo de Cristo. Enquanto estava sentado ele era um publicano, tinha compromissos com o mundo, representado pelo Império Romano. Porém, quando se levantou, marcou a sua transformação para um coletor de almas. Com esse gesto, passou de publicano a cristão. Selou seu compromisso com o Reino de Deus e não mais com reino de César. Ao se levantar, Levi deixou de anotar assuntos que interessavam a Roma e passou a registrar temas que interessam a Deus: o Evangelho. O nome Levi significa “associado”, enquanto Mateus significa “dom de Deus”. Simbolicamente, ao mudar de nome, o que era publicano deixou de se associar às coisas do mundo, ligadas à riqueza e ao que era imposto e recebeu de graça o dom de Deus. Recebeu autoridade do Céu para falar em nome de Jesus e não em nome de César. Ainda hoje, Jesus nos chama para segui-Lo. Para nos levantarmos da acomodação deste mundo e nos dedicarmos aos Seus assuntos. Precisamos ouvir Seu chamado, e ao nos levantarmos, deixando de ser Levi, fazer o que nos ensina Daniel 4:2

Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo. Daniel 4:2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...