sábado, 11 de julho de 2009

“Os que estão plantados na casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.”(Salmos 92:13 )




Amado(a), a expressão “Plantados” é usada no Antigo Testamento como “broto ou muda”. E nesse sentido podemos nos reportar aos salmos 1: 3, que mostra como deve ser o cristão “Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja, folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.” O cristão é comparado a uma planta que cresce por estar na presença do Senhor e meditando constantemente na Sua Palavra.
E a casa do Senhor é o lugar consagrado a adoração a Deus. Nós somos o templo do Senhor, quando santificamos nosso corpo a Deus permitimos que Ele habite em nós. Plantados com vigor na casa do Senhor, florescemos em Seus átrios.
No átrio dos sacerdotes, era feito o sacrifício para expiação do pecado do povo. No templo existia o átrio superior, onde ficavam os sacerdotes. E no átrio inferior ficava o povo. Estar no átrio da casa de Deus é fazer parte dos escolhidos, é congregar com direito a freqüentar esse lugar. Quantas pessoas visitam a casa de Deus, chegam até a participar de seus espaços, mas não são plantadas ali. São como uma folha trazida pelo vento. Vão da mesma forma que vêm. O lugar do justo é na Casa de Deus, junto com o povo de Deus. Mas somente congregando que o justo florescerá, pois é nos átrios do Senhor que ele recebe a ministração da Palavra de Deus. E ali ele encontra a palavra de vida que fortalece e santifica para que cresça forte e resistente a qualquer tempestade. O carvalho plantado junto ao ribeiro não verga e continua sempre verde porque recebe os nutrientes necessários. Muitos cristãos não florescem porque não estão plantados nos átrios do Senhor. Não se firmam na igreja, ou mudam de igreja conforme o seu humor. Por isso o salmista nos ensina que devemos florescer onde fomos plantados. Se muitos não chegam a colher as bênçãos é porque nunca chegam a crescer como o cedro nem a florescer como a palmeira. Muitos cristãos não se deixam plantar nos átrios e assim não crescem espiritualmente e não chegam a amadurecer para saber que igreja não é lugar de turismo, de evento social, mas lugar de se firmar para a edificação e crescimento.
E o salmista acrescenta nos versos 14-15 que aqueles que são plantados na casa de Deus, que crescem e florescem nutrindo-se da palavra e nela se edificam, “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.”
Amado(a), como está sua vida neste momento? Você está verdadeiramente plantado(a) na casa do Senhor, ou é apenas uma folha seca que vem e vai ao sabor do vento?
Graça e Paz!

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Amados irmãos e irmãs, glória a Deus por essa explanação.
    Hoje temos vivido uma grande crescente de cristãos que não aceita correção e disciplina, onde tudo está errado, seu pastor, líderes, reunião, irmãos e só ele está certo.
    Deixam suas congregações pelo simples fato de não rever seus conceitos ou até mesmo reconhecer seus erros.
    Glória a Deus e paz na terra a todos os homens.

    ResponderExcluir
  2. Louvamos a Deus que fez do seu povo templo e morada. Amém.

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...