sábado, 9 de dezembro de 2017

Mas o que tendes, retende-o até que eu venha. Apocalipse 2:25



Essa exortação dirigida à Igreja de Tiatira, uma antiga cidade da Lídia, é atual e eloquente. Sabemos que embora não fosse uma metrópole como Éfeso, Pérgamo ou Esmirna, essa cidade era comercialmente próspera, pois abrigava indústrias de tinta, fabricas de roupas, cerâmicas e objetos de bronze. Contudo, tinha muitos templos, dedicados a vários deuses. Apolo, o deus sol, era a sua divindade protetora. Tinha também os templos de Tirimanios, de Ártemis e um santuário a Sambate, dentre outros. Além disso, devotava o culto ao imperador, compelindo os homens a adorarem ao imperador romano como se fosse uma divindade. Era, portanto, uma cidade idólatra cujo período histórico representativo corresponde ao período em que Roma desvirtuou o verdadeiro Evangelho e a anos de forte intolerância religiosa com o predomínio da inquisição. Tiatira era uma igreja corrupta, que tolerava Jezabel, ou seja, aceitava a promiscuidade da Igreja com o paganismo e os falsos profetas. E Deus não se agrada dessa mistura. Cristãos não podem se envolver com práticas pagãs de nenhuma natureza. Tatira representa o período em que a Igreja dando espaço a essa mistura, proibiu o acesso a Bíblia e substituiu a intercessão em nome de Cristo por homens pecadores de forma que o perdão de pecados era feito às custas de alto valor em dinheiro ou posses. Assim, a palavra profética exorta àqueles que não se perverteram a conservar a pureza do Evangelho, a conservar a certeza de que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens e a adoração somente a Deus e não aos ídolos. A fim de esperar a volta de Jesus, devemos reter o que Dele aprendemos, assim, devemos nos lembrar do que nos diz Moisés em Êxodo 34:14

Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; é um Deus zeloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...