terça-feira, 4 de abril de 2017

Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa. Lucas 14:10


A Bíblia não é um manual de boas regras, mas se prestarmos atenção veremos que ela nos ensina até como nos comportar em lugares públicos para não sermos envergonhados. Nessa parábola narrada por Lucas, Jesus recomenda que não convém chegar a algum lugar como convidado e ocupar os primeiros assentos ou as cadeiras reservadas, pois o risco de ser desalojado e substituído por outro é real. Por isso Ele explicou que é melhor sentar-se nos lugares mais para trás e ser conduzido pelo anfitrião sem se precipitar em ocupar os primeiros lugares antes de ser convidado a fazê-lo. Mas por detrás dessa lição prática de humildade e de prudência há uma lição espiritual muito mais importante, por isso Jesus ensinou “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." (Lucas 14:11). O Mestre não estava falando de lugar de convidados, mas do reino espiritual, onde quem tenta se exaltar será humilhado e quem a se próprio se humilha será exaltado. Ele nos ensina que não são os títulos, os postos e o status que têm valor em Seu Reino. O próprio Jesus nos deu uma grande lição de humildade durante toda a Sua missão na terra. Ele não buscou ser servido, entretanto serviu Seus discípulos até o último instante, quando lavou os pés de cada um de Seus apóstolos, um serviço reservado ao mais humilde servo judeu. Mas a mensagem de Jesus continua viva ainda que na contramão de tudo que temos presenciado nessa sociedade corrompida e que que valoriza o ter e o estar, independente de como se chegou a isso. Jesus nos ensina a honrar os mais pobres e a dividir com eles a mesa e não com as autoridades ou com os poderosos. Aquele que é humilde de coração será exaltado, mas como nos ensina o sábio

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. Provérbios 16:18


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...