Traduza este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, 1 Reis 11:4


Apesar da renomada sabedoria, Salomão se tornou num dos maiores fracassos de toda a história bíblica. Vemos que a origem desse fracasso foi o seu amor pelas mulheres estrangeiras, as quais cultuavam outros deuses. Riquíssimo e famoso, não faltavam reis e príncipes que lhe oferecessem suas filhas, irmãs e parentes em casamento. O resultado foi que Salomão se afastou de Deus e se tornou idólatra. Ao se envolver com a idolatria, ele se deixou levar pela imoralidade comum nos cultos pagãos. Diferentemente de seu pai, Davi, Salomão abandonou o culto ao único e verdadeiro Deus e seguiu Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos filhos de Amom”. A Astarote, deusa do amor e da fertilidade, praticavam cultos com atos licenciosos e impuros. A adoração a Milcon, também envolvia ritos demasiados horríveis, cujos crimes cometidos a serviço desses ídolos eram tão monstruosos que o Senhor ordenou que os povos nativos de Canaã fossem destruídos por completo (Deuteronômio 7:2-5). Salomão não só permitiu que seu coração fosse desviado a seguir esses deuses pagãos, como também edificou centros de adoração a eles. Mas Salomão não se afastou de Deus de repente. Isso foi ocorrendo aos poucos, ao permitir que suas esposas fizessem sacrifícios aos seus ídolos e na sequência ele próprio, depois de acompanha-las para assistir, passou a tomar parte nos rituais. Aprendemos que Um "leve" pecado para agradar os outros ou para manter uma amizade é o primeiro passo para nos afastar de Deus. E as consequências são inevitáveis, mesmo para o homem mais sábio que já existiu. Paulo, em sua carta aos romanos, descreve o comportamento licencioso de pessoas que se afastaram de Deus em busca de idolatria:


“Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão. Eles dizem que são sábios, mas são tolos. Em vez de adorarem ao Deus imortal, adoram ídolos que se parecem com seres humanos, ou com pássaros, ou com animais de quatro patas, ou com animais que se arrastam pelo chão. Por isso Deus entregou os seres humanos aos desejos do coração deles para fazerem coisas sujas e para terem relações vergonhosas uns com os outros. Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém! Por causa das coisas que essas pessoas fazem, Deus as entregou a paixões vergonhosas. Pois até as mulheres trocam as relações naturais pelas que são contra a natureza. E também os homens deixam as relações naturais com as mulheres e se queimam de paixão uns pelos outros. Homens têm relações vergonhosas uns com os outros e por isso recebem em si mesmos o castigo que merecem por causa dos seus erros.” (Romanos 1:21-27).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!