segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Onde, pois, estão os teus deuses, que fizeste para ti? Que se levantem, se te podem livrar no tempo da tua angústia; porque os teus deuses, ó Judá, são tão numerosos como as tuas cidades. Jeremias 2:28


O profeta questiona o povo em sua época e nos faz refletir sobre o mesmo tema ainda hoje: o que podem esperar as pessoas que se ajoelham diante de deuses feitos pelas mãos humanas? Onde estão os deuses de barro, de ferro, de madeira ou de outros materiais perecíveis que povoam as residências daqueles que ignoram as orientações bíblicas, sob o estímulo de sacerdotes e líderes religiosos que permitem essa adoração condenada pela Bíblia, sob a falsa explicação que a imagem lembra Jesus, Maria e os santos e o ato de ajoelhar-se diante delas, ou carregá-las em procissão é apenas uma ato de veneração, e quem o faz não está prestando adoração à estátua, mas “apenas assumindo uma postura de oração”. Essas pessoas alegam que a genuflexão é uma postura de reverência que exterioriza um sentimento de humildade e piedade interior,  e só se caracterizaria um ato de adoração se houvesse  a atribuição do status de divindade ao objeto  em substituição à Deus. O que dizer das romarias feitas em busca das imagens às quais são atribuídos fenômenos como chorar lágrimas de sangue, ou milagres diversos? Se isso não é atribuir a um objeto o que só poderia ser atribuído a Deus, ainda que esse objeto seja tido como uma “lembrança”da divindade, o que é então? É uma justificativa incoerente e frágil, pois a Bíblia é muito clara quando afirma que não devemos fazer imagens à semelhança do que está nos céus e muito menos devemos nos prostrar diante dela. "Não terás outros deuses além de mim. Eis apenas alguns: "Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra”. (Êxodo 20:3-4); "Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o ­Senhor, o Deus de vocês”.(Levítico 19:4); “Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis”.(Romanos 1:22-23). Deus quer ser adorado em espírito e em verdade e para que o conhecêssemos enviou Jesus. Por meio Dele, podemos chegar ao Pai e não precisamos de nenhum objeto ou ponto de contato, por isso o apóstolo João firmou: “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. (1 João 5:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...