sexta-feira, 25 de outubro de 2013

E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva. Gênesis 32:30




A bíblia conta que Isaú desprezou sua benção, trocando-a por um prato de lentilhas. Jacó foi oportunista e aliado a sua mãe enganou o pai e o irmão. Vemos nesta história uma série de erros que poderiam ter sido corrigidos inicialmente. Mas o erro foi sendo deixado de lado, sem uma atitude de arrependimento. Jacó não pediu perdão por ter se aproveitado da fraqueza do irmão. Rebeca não se redimiu por ter protegido o filho em detrimento do outro. Isaque não corrigiu o filho quando se viu enganado, não confrontou os dois para fazê-los se entender como irmãos. Isaú não se arrependeu de ter menosprezado a benção e seu direito de primogênito por um desejo da carne, passageiro.  Nós também cometemos erros em família e sabemos que esses erros, assim como ocorreu com a família de Isaque, nos levam a colher as consequências em nossa casa e certamente a pagar por esses erros inevitavelmente. Vemos que Jacó negociou com o irmão a direito à primogenitura e na mesma moeda recebeu o pagamento e de igual modo foi enganado pelo sogro, quando esperava receber por esposa Raquel, a mais nova e lhe foi dada como mulher a mais velha. Ele se casou com a primogênita e pela mais nova teve que trabalhar mais sete anos para seu sogro. Jacó, depois de sair fugindo de seu irmão, trabalhou anos sem ter nada, em anos não foi abençoado,  porque sua vida foi iniciada no engano. Tudo que plantamos colhemos, inevitavelmente. Essa é a lição que a Bíblia nos dá. Enquanto era Jacó, o enganador, colheu os frutos de suas atitudes. Enquanto Jacó dependia de suas estratégias ou de sua habilidade de negociar, mesmo tendo se enriquecido, ele não tinha paz, não era feliz. Até que decidiu abandonar essa vida, pegar suas coisas e ir embora. É quando fica sozinho e tem a oportunidade de se encontrar com Deus, em forma de anjo no vale de Jaboque. Jacó luta com Deus, não contra Deus, mas ao Seu lado e aí, sim, foi abençoado. Ele agarrou a oportunidade e não O deixou até que fosse abençoado. Então, Deus muda o seu nome para Israel. Quando passa a noite nesta luta, suplicando a Deus, sem deixar de orar até que recebesse a bênção. Somente quando os erros passados foram corrigidos é que Jacó recebeu a salvação. Em Peniel, Jacó conseguiu ter de fato uma experiência verdadeira com Deus. Ele viu Deus face a face e obteve a salvação. Observemos que depois desse encontro com Deus ele sai manco, mas isso nos faz refletir que quando somos fracos, quando não nos firmamos em nossas próprias pernas, somos sustentados por Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...