sexta-feira, 4 de outubro de 2013

E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição. Gênesis 41:52


  Esse trecho mostra o momento em que José dá nome ao seu segundo filho. Assim como em outros casos, a escolha do nome do filho pelos pais não é por acaso. Há todo um significado que reflete também no caráter e consequentemente no destino da pessoa. Em vários momentos a Bíblia mostra o poder da palavra  e nos mostra também como nossas ações refletem no mundo espiritual. Precisamos saber que as palavras têm poder e que anjos e demônios acompanham nossa vida. Tudo o que fazemos é  acompanhado por seres espirituais e eles testemunham nos céus a nossa (in) fidelidade. Ou alegramos os céus ou alegramos o inferno, com nossas palavras e ações. Quando murmuramos agradamos o inferno. Mas quando agimos como José, e se mesmo na prisão somos fieis Deus opera sobre nós a benção de Efraim. Testemunhas invisíveis veem o que fazemos. O próprio diabo testemunha a nossa vitoria. A Bíblia narra que José na prisão cuidava de outros presos, assim como agia com os outros escravos no palácio de Potifar. Todos gostavam de José dentro da prisão. Todos viam o bem, a paz e a verdade em José. Viam nele a diferença o mesmo que deve acontecer conosco nos diversos ambientes que frequentamos. Precisamos agir como José e tratar bem a todos, independente de sua posição social. A história de José nos mostra que ele cresceu no meio das crises. Onde ninguém cresce, aquele que tem a benção de Efraim cresce. A primeira vista a prisão parecia um castigo, mas vemos que ela foi uma bênção na vida de José. Da cadeia ele foi  levado ao palácio de Faraó e se tornou o segundo homem do reino. Somente  no trono Faraó era maior do que José como registra Gênesis 41:40 “Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu”. O mal foi transformado em bênçãos na vida de José que continuou cuidando daqueles que lhe fizeram mal. Não importa quanto tempo dure a crise, precisamos ser como José. Quem fica com Deus nada falta. Mesmo em tempo de crise, Deus é fiel a quem não muda o seu caráter. Vemos na Bíblia que Jacó chamou os filhos de José para abençoá-los como se fossem os seus filhos Gênesis 48:5: “Agora, pois, os teus dois filhos, que te nasceram na terra do Egito, antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão”; Os filhos de José nasceram no Egito, não teriam direito à bênção, mas ao serem adotados pelo avó foram   elevados  à condição de filhos e, por conseguinte, tribos em Israel. A História  testemunha como a bênção de Efraim  promove o crescimento em tempos de crise. O povo Judeu e seus descendentes têm essa bênção, por isso enfrentam as crises. A perseguição de Hitler é um exemplo. Ele tentou  acabar com o povo, espoliou seus bens,  mas os seus descendentes superaram  e em pouco tempo a riqueza voltou a eles. Deus os faz prosperar, desde sempre, porque cumpre a promessa feita aos patriarcas.  Nós também podemos herdar essa promessa e assim como os judeus superar a crise, crescer na adversidade, porque, assim como Efraim e Manassés, nascemos no “Egito”, mas fomos adotados como filhos pelo Pai. Somos, pois, herdeiros da bênção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...