quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado. Deuteronômio 24:16


Precisamos ter clareza em relação a essa afirmação de Moisés. A responsabilidade é individual; os filhos não pagam pelos pecados dos pais, conforme podemos também constatar em Ezequiel 18 e confirmar nas palavras de Jesus em João 3:18  “Quem Nele crê não será condenado”. Mesmos que nossos  pais tenham praticado iniquidades, são a nossa fé e perseverança, acompanhadas de um verdadeiro arrependimento é que nos garante a Salvação em Jesus. "Ezequiel fala que a culpa que os pais têm, por terem pecado, não se transfere para os filhos. Mas mesmo que os filhos não sejam culpados dos pecados de seus pais, eles sofrem por causa dos pecados dos pais. isso porque os pais são os modelos, são exemplos para os filhos e esses geralmente seguem seus passos, adotando seus maus hábitos. De algum modo as consequências seguem as gerações, pois aquilo que o pai faz dificilmente vai deixar de afetar o filhos, os netos, ou a toda uma sociedade. As consequências de nossos erros refletem na nossa descendência. Podemos constatar isso na história de José do Egito. Por conta do ciúme, os filhos de Jacó venderam seu irmão como escravo. Vemos que essa situação foi revertida e José pode mostrar seu caráter benigno perdoando seus irmãos e abençoando a vida deles, depois de ter recebido a justiça de Deus com a devida restituição e restauração. Mas isso não eliminou as consequências do ato praticado no passado pelos seus irmãos. Os filhos de Jacó se abrigaram no Egito porque José que havia sido vendido como escravo foi parar naquele país e lá se tornou o segundo homem mais poderoso. Por conta disso atraiu sua família para lá. Mas foi exatamente por estar no Egito o que  resultou no cativeiro do povo hebreu. Após a morte de José e de Faraó, houve uma mudança no governo. O Faraó da vez já não mais protegia os hebreus, por consideração a José. Isso nos mostra que não há nenhuma ação sem consequência. Para o bem ou para o mal nossas atitudes e nossas escolhas presentes refletirão o nosso futuro e o futuro de nossos filhos. De algum modo a consequência virá para os descendentes. Aqueles que roubam, que fraudam, que não pagam suas dívidas estão fazendo escolhas que deixarão consequências  inevitáveis na sua vida e de sua família, mais cedo ou mais tarde elas virão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...