quinta-feira, 27 de junho de 2013

E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. Marcos 10:50



Esse versículo é parte da narrativa de Marcos sobre o encontro do cego Bartimeu com Jesus em Jericó. A Bíblia conta que Jesus, ao chegar em Jericó, curou o cego Bartimeu. Esse homem não nasceu cego, mas teve seus olhos furados como uma punição exemplar, por conta da rebelião de seu pai, Timeu, antes um honrado oficial romano. Depois de viver anos mendigando à beira do caminho, Bartimeu, quando ficou sabendo que Jesus estava passando por ali correu em busca do seu milagre e foi curado pelo poder de Deus naquele dia, porque creu e não ficou lastimando sua vida difícil, como é comum a muitos que se sentem injustiçados.
Depois desse encontro, a sua  vida e sua história  foi mudada, mas podemos perceber que ele fez algo simbólico e revelador que nos leva a compreender que encontrar com Jesus apenas não basta. É preciso tomar uma decisão, assim fez Bartimeu. Ele jogou fora sua capa. Isso significa que deixou para trás o símbolo de sua vida de mendicância. E sua atitude nos faz refletir que muitos, assim como Bartimeu, muitos ouvem falar de Jesus e ainda hoje têm a oportunidade de encontrar Jesus, mas nem todos decidem deixar a capa que envolve a sua vida miserável. Até hoje o milagre que Jesus mais realiza ainda é abrir os olhos dos cegos.  Mas há cegos espirituais que ainda se prendem às suas capas e, embora ouçam falar que Jesus está a caminho, não se desapegam de sua vida miserável. Bartimeu não se importou com as vozes que tentavam dissuadi-lo de buscar a cura, dado o fato de ter tido seus globos oculares arrancados. Ele creu e se empenhou em encontrar Jesus, por isso clamou “Jesus cristo, filho de Davi tem misericórdia de mim”. Ele tinha um coração aberto ao milagre e isso fez a diferença. Muitos milagres não acontecem em nossas vidas porque duvidamos do poder de Deus, porque não estamos dispostos a nos desapegar das coisas velhas que carregamos nas costas. Bartimeu não se calou, não se intimidou e ele nos estimula a seguir seu exemplo. Quem espera por um milagre não pode se calar, não deve ficar no canto reclamando, murmurando, mas deve orar e buscar  a Deus. A exemplo de Bartimeu devemos abrir nossos olhos para o Senhor e não apenas ficar sonhando de olhos abertos, esperando que o milagre aconteça sem tomarmos a iniciativa de jogar fora aquilo que torna nossa vida miserável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...