segunda-feira, 4 de março de 2013



“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra” (Ef. 6:1-3).

A autoridade dos pais sobre os filhos foi constituída por Deus e deve ser reconhecida por sua legitimidade e exercida em sua plenitude para que seja motivadora de bênçãos na vida de quem obedece. Observe que o apóstolo Paulo afirma que aqueles que obedecem aos pais têm a promessa de vida longa e frutífera na terra. Mas também precisamos ponderar sobre a responsabilidade dos pais diante da tarefa que Deus lhes atribuiu, pois aqueles a quem Deus coloca na posição de serem os pais, respondem diretamente a Ele. Mesmo que este mandamento expresso no texto em epígrafe seja endereçado aos filhos, os pais, por conta da autoridade constituída, respondem a Deus pelo seu cumprimento pelos filhos enquanto os filhos estão sob sua responsabilidade. Aqueles que têm autoridade não podem se eximir de exercê-la sob nenhum pretexto. Por essa razão os pais têm o direito de forçar obediência dos seus filhos, por isso o filho é mandado a obedecer a seus pais em tudo, diferentemente do que ocorre em outras instituições, quando o sujeito  devem submeter-se as suas autoridades. Eis aqui a diferença entre submeter e obedecer: a submissão envolve a atitude de aceitação voluntária de autoridade, mas a obediência é para ser exercitada para com a autoridade se querendo ou não. Por outro lado, para exercerem a mandamento da obediência aos pais, os filhos precisam conhecer o exemplo de autoridade sobre eles. Se os pais não se fazem obedecer, certamente os filhos acharão em outro lugar ou em outra pessoa o modelo de liderança a qual seguirão. Muitas vezes esse modelo está na influência perigosa e nefasta exercida por pessoas inescrupulosas. Como  símbolos representativos da autoridade de Deus, os pais, pela maneira como exercem sua autoridade perante os filhos determinam em muito a maneira que os filhos pensam sobre Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...