sábado, 23 de fevereiro de 2013




“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25).

A forma de amar as esposas que o apóstolo recomenda aos maridos não pode ser diferente da que ele apresenta em I Coríntios 13:4-8, pois essas características descrevem as atitudes que o marido deve ter em ralação à sua esposa. Em primeiro lugar ele deve ser paciente. Quando age com impaciência não está amando a sua esposa como Cristo ensinou. E isso se aplica principalmente no que diz respeito ao ouvir o que ela tem a dizer. Deve ser generoso e isso se revela na forma age com o dinheiro. Deve ser humilde, pois um espírito de orgulho é o maior destruidor do lar. Aquele que ter sempre razão e que não é capaz de compreender as razões de seu cônjuge não consegue manter a harmonia no lar, tampouco ser feliz, onde ou com quem quer que esteja. Deve ser atencioso, não só em gestos sociais como abrir a porta do carro, mas em perceber em sua esposa os sinais de cansaço, de dor, o desejo de ser ouvida... Não pode ser egoísta. O egoísmo acaba por completo com um relacionamento, pois o egoísta é incapaz de olhar para além de si mesmo. É incapaz de ouvir a voz do outro ou de reconhecer as próprias falhas. O egoísta espera que satisfaçam os seus desejos e não se dispõe a fazer o mesmo pelo outro. O egoísta sempre irá atribuir a culpa pela sua infelicidade no outro, mas dificilmente reconhece a sua parte no problema. Deve ser afável e tratar a esposa com carinho, sem provocar a desarmonia por conta de um mau gênio e irritabilidade. Aquele que reage com grosseria e hostilidade provoca um desequilíbrio em seu lar. Deve ter confiança e inspirar confiança, pois o ciúme é um grande desagregador  de lares. Deve ser sincero, pois a mentira, seja ela bem intencionada ou não é prejudicial a qualquer tipo de relacionamento. Não se pode basear um relacionamento em mentiras quer seja em palavras ou em atos.
O mandamento é amar a esposa como Cristo amou a Igreja e isso pressupõe determinação e sacrifício. Cuidado constante é essencial, pois o amor precisa ser sempre reavivado. Assim, é necessário andar no Espírito, esquecer as mágoas, ofensas e injúrias, ou os pontos fracos do cônjuge  e pedir sabedoria para que a chama do amor seja sempre acesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...