segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Não temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor. Êxodo 14.13

Moisés faz essa exortação ao povo e Davi a reforça nos Salmos 34:19 quando afirma que "Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra", pois ele reconhece que o Senhor, em tudo, tem nos ajudado. Mas, nós, nem sempre reconhecemos a presença de Deus nos livramentos que temos recebido. Muitas vezes, focamos nossas atenções mais nas aflições e não percebemos a mão protetora do Senhor até mesmo nos momentos mais impensados. Precisamos nos conscientizar do quanto Deus nos ama e do quanto temos sido livrados de situações adversas que, por mais que venham contra nós e nos enfraqueçam, em Deus, somos fortalecidos. A Bíblia nos mostra vários homens que passaram por grandes aflições e nelas foram fortalecidos, apesar de no momento da dificuldade não terem entendido a dimensão do que poderia vir a acontecer. José foi um desses homens mais íntegros e santos do Antigo Testamento. Ele foi vendido pelos seus irmãos  como escravo e acabou se transformando no segundo homem mais poderoso da nação mais próspera de sua época. Após várias aflições no Egito, ele se tornou governador. A Bíblia diz que, mesmo assim, ele não usou de sua posição para reivindicar seus direitos ao rei e se vingar de seus irmãos. Pelo contrário, Deus mesmo os trouxe até José e fez com que se prostrassem diante dele (Gn 37 a 50).  Josué passou por dificuldades e aflições, afinal, não é fácil conduzir um povo numeroso em meio a um deserto. Davi passou por diversas aflições. Enfrentou guerras dentro da sua casa com os seus irmãos, depois com os seus filhos e isso sem falar das guerras com os outros povos, inimigos de Israel. Enfrentou a aflição de andar como fugitivo e errante por causa da inveja de Saul.  Mas em momento algum ele ousou se levantar contra o ungido do Senhor. Davi, em tudo, foi obediente e não permitiu que as aflições e dificuldades que se apresentavam o deixassem desacreditado. Nos momentos mais difíceis ele se apegou ao Senhor e recebeu livramento de todas as tribulações pelas quais passou (I Sm 24:1:22).  Daniel, ainda jovem, passou pela aflição do cativeiro babilônico. Mas o Senhor  trouxe livramento para ele e o rei reconheceu que o Deus de Daniel era o Deus verdadeiro. As  aflições e dificuldades que esses homens enfrentaram os ajudaram na formação do seu caráter. José transformou-se em um líder de excelência, Josué creu que o Senhor lhes entregaria a terra prometida apesar dos gigantes. Davi foi fiel a Deus e não tocou em Saul, ungido do Senhor. Daniel foi íntegro durante o cativeiro na Babilônia e recebeu grande livramento na cova dos leões.  Palavra declara:"Muitas são as aflições do justo, mas de todas elas o Senhor o livra". (Salmo 34:19). Confie nessa Palavra, porque ela não falha jamais e prossiga para o alvo que é Jesus mantendo os nossos olhos muito mais no livramento do que nas aflições. A vitória é sua. Portanto, caminhe em justiça e receba, da parte Deus todo livramento que você precisa.o nosso Deus é Deus que nos livra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...