Traduza este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012


"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança." Tiago 1:2-3

Tiago nos faz refletir sobre a diferença entre provação e tentação.  A provação prova nossa fé  e, em geral, acontece na forma de adversidades que se levantam contra nós, ao passo que a tentação é aquela situação em que somos seduzidos, e induzidos ao pecado. A tentação não traz nada que edifica, enquanto a provação, quando vencida,  produz a perseverança, e promove o crescimento moral e espiritual e aproxima mais de Deus aqueles que não se deixam quedar.  A metáfora do ourives, apurando o ouro, serve para ilustrar o quanto somos edificados e crescemos quando passamos por provações.  Somos como o ouro que precisa passar pelo fogo para ser refinado e para ser purificado. Vencida essa prova, retiradas as impurezas, tornamo-nos melhores e mais valiosos. Por isso devemos aprender a agradecer a Deus pelas provas, em vez de murmurarmos. Nessas horas,  devemos louvar ao Senhor, esperando  com paciência e com persistência, pois, certamente, Deus nos trará o livramento.
Quando estivermos passando por provações, precisamos  aprender a enxergar com os olhos espirituais e ver além das circunstâncias.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!