segunda-feira, 9 de abril de 2012


E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus. Bendito serás tu na cidade, e bendito serás no campo. (Deuteronômio 28:2-3)

Moisés alerta o povo sobre a importância de ouvir a voz de Deus e de não se deixar enganar por outras vozes. Aquele que assim age será bendito e receberá do Senhor a recompensa pela obediência e perseverança. Mas é preciso lembrar que as nossas decisões de hoje afetam o dia seguinte e ecoam por toda a nossa vida e que a decisão de ouvir, e também de guardar os mandamentos, é nossa. Toda e qualquer decisão afetará sensivelmente a nossa vida a partir dela. O que temos hoje é resultado de nossas escolhas de ontem. As mais simples e corriqueiras situações são movidas nesse sentido. Quem escolhe dormir até tarde não contempla o raiar do sol e não pode lamentar por isso, tampouco voltar atrás para ver aquela alvorada, mas pode escolher ver a do dia seguinte, embora não possa garantir que o sol apareça, porque isso é prerrogativa de Deus. Só Ele pode determinar se amanhã estaremos vivos para contemplar o sol, ou se as nuvens não nos impedirão de fazer isso. Se não podemos mudar o passado, podemos fazer escolhas diferentes a partir de agora. Esse é o nosso principal momento, pois é nele que podemos nos mover. Muitas escolhas são feitas sem a luz da Palavra e o certo é que, quando escolhemos o mundo, não temos aquilo que teríamos na presença de Deus. Tiago 4:4 nos diz: “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” A Bíblia diz em Filipenses 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

O Senhor ensina, por meio de Seus profetas. Ele manda recados em todo momento. Ele usa até o mais inusitado instrumento para que não nos desviemos, mas jamais força a nossa escolha. Ela será sempre de acordo com a nossa vontade. Contudo, as consequências dessa opção são de nossa inteira responsabilidade. A palavra de Deus ilumina, guia e instrui. É fonte de conhecimento e de bênçãos. Entretanto, não basta apenas conhecê-la. É preciso praticá-la. Nela temos um manancial seguro. Um manual completo. Moisés garante que aquele que faz o que é recomendado nas escrituras será bendito na cidade e no campo. Terá todas as bênçãos ordenadas pelo Senhor. As nossas mudanças de conduta, se observadas em perspectiva, podem nos ilustrar o quanto somos responsáveis pela nossa sorte e quão significativas alterações no futuro elas podem determinar. Cada um deve fazer o seu exame e verificar quando deixou de fazer a escolha certa. Esse versículo é um recado de Deus para aquele que ainda pensa que nada pode fazer, que tudo já está definido. Ainda há tempo de mudar o curso da história. As bênçãos já foram determinadas, mas abrir ou não a porta para recebê-las é uma opção pessoal e intransferível.

Graça e Paz!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...