quarta-feira, 11 de abril de 2012



E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias. Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra. (2 Samuel 11:14-15)


Esses versículos tratam de uma parte feia da história do rei Davi, quando ele, podendo escolher outras mulheres, e já tendo as suas próprias esposas, encantou-se com a mulher de um de seus soldados e por conta disso cometeu, além de adultério, outros crimes terríveis, dos quais se arrependeu amargamente. Todavia, mesmo tendo se arrependido sinceramente não ficou livre das consequências desencadeadas pela falta de domínio de um impulso sexual. Davi, o grande rei, o guerreiro estrategista, que não perdia uma batalha, foi vencido nesta guerra particular e por isso toda a sua casa colheu as consequências. Ao tentar resolver a questão do seu jeito, Davi cometeu premeditadamente vários erros. Embora possa parecer o menos grave, dentre os crimes de adultério, homicídio e os erros morais de deslealdade, um dos grandes erros de Davi foi não ter assumido o seu primeiro erro. Ele já havia errado ao cobiçar e cometer adultério com a mulher de seu fiel soldado, mas o fato de querer encobrir o seu erro incial fez com que cometesse outros indesculpáveis erros. Davi foi dissimulado com Urias, ao tentar convencê-lo a ir para casa e ficar com a esposa para que pudesse ter motivos para assumir a paternidade do filho gerado pela relação adúltera. Mas, diante da resistência de seu soldado, Davi, em vez de assumir seu primeiro erro e tentar corrigi-lo de outra forma, o grande estrategista perdeu mais uma batalha nesta querra pessoal, pois escolheu cair em outro erro, armando contra a vida de seu fiel soldado. Outro erro de Davi, e talvez o maior deles, foi de ter procurado resolver as coisas a seu modo, sem contar com Deus. Neste momento, o pastor que foi ungido pelo Senhor para ser rei, teve um total afastamento de Deus. E assim contou com a ajuda inescrupulosa de seu general que compactuou com sua estratégia infame e assassina. O cinismo de Davi emerge na sequência de erros para encobrir outros erros. Depois da morte de Urias Davi, ainda na tentativa de encobrir seu erro, casou-se com a sua viúva. Um certo momento, depois de parar de seguir seus próprios conselhos, Davi ouviu a voz do profeta que o admoestava em nome de Deus e, então, arrependeu-se. Com isso, obteve o perdão de Deus, mas teve de conviver o resto de sua vida com a disciplina do Senhor por conta de seu adultério e do assassinato de Urias.

Assim como Davi, todos estamos sujeitos ao erro, mas se aprendemos com esse grande rei coisas boas e exemplares também precisamos aprender o que não fazer. Se errarmos, a primeira coisa a fazer é confessar o erro, em vez procurarmos desculpas ou nos embrenharmos em outros erros para encobrir o primeiro. Fazer isso não resolveu nada para Davi, a não ser fazê-lo pecar mais e se afastar de Deus. Devemos nos lembrar sempre que se estivermos com Deus, se cairmos, Ele nos levanta.






Bibliografia: http://www.icmv.org.br/BibliaOnline.aspx








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...