quinta-feira, 8 de março de 2012



"Porque o Dia do SENHOR está prestes a vir sobre todas as nações; como tu fizeste, assim se fará contigo; o teu malfeito tornará sobre a tua cabeça." (Obadias 1;15)

O profeta Obadias faz um alerta aos orgulhosos e nos ensina a importância de desenvolvermos a humildade em todas as instâncias de nossas vidas. A humildade é e essencial à nossa salvação, e deve ser uma característica básica em nossas vidas. Esse profeta nos mostra que Deus não deixa a maldade e a crueldade sem castigo. Ninguém está livre de colher o que semeia. Essa foi a lição que nos dá o profeta, quando lemos a história dos edomitas que, confiados em suas fortalezas em penhascos e pedras se gabavam de sua invulnerabilidade.

Com Obadias aprendemos que o precede a queda e que cada um prestará contas do que fez, recebendo o equivalente ao que tencionou fazer. Se nos aprofundarmos na história veremos que os edomitas eram descendentes de Esaú, portanto, povo irmão dos israelitas, descendentes do gêmeo Israel (Jacó). Entretanto, não se comportaram com aqueles que o acolheram de forma recíproca e se alegraram com as derrotas de Israel, quando pensaram estar invulneráveis. O profeta Obadias nos ensina que devemos procurar o melhor nos outros, e buscar servir os outros como Jesus fez, sem julgar que somos importantes. Cada um deve usar sua capacidade, os dons que Deus nos emprestou, e que são diversos de pessoa para pessoa, porém, sem pensar que somos melhores do que outros.

Sempre que estivermos tentados a pensar que somos grandes e importantes, devemos refletir sobre a passagem e o ministério terreno de Jesus. Em nenhum momento Ele se exaltou ou humilhou outra pessoa. A Bíblia nos ensina em Tiago 4:10"Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará". Quando agimos com humildade, Deus ouve o nosso clamor. Mas, infelizmente, muitas pessoas querem ser abençoadas, mas se esquecem de que precisam ser um vaso limpo para receberem as bênçãos. Estão cheias de orgulho, de mágoa e de ingratidão e agem como os edonitas.

Tiago 4:6-10 disse: "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós... Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará".

Com o profeta Obadias aprendemos que a falta de humildade impede a salvação, pois o orgulho é absolutamente oposto às qualidades e comportamentos que Deus quer que demonstremos. Sem humildade, jamais podemos ser servos, porque aqueles os arrogantes e egoístas querem ser servidos, e não servir. Sem humildade, não seremos discípulos, pois os orgulhosos querem ser líderes e cobiçam a posição e a influência de outros. Sem humildade não buscaremos a edificação e o crescimento espiritual que nos levará à verdade, pois o orgulhoso julga que já conhece as respostas, não tem nada a aprender e não se permite depender de quem quer que seja, nem mesmo do próprio Deus. Sem humildade, não estamos aptos a nos olhar profundamente e a reconhecer nossos próprios defeitos, por isso não nos enganamos ao ponto de enxergarmos nosso próprio pecado. O orgulhoso sempre encontra a quem culpar e tem dificuldade em aceitar a correção. Por isso Salomão ensina em Provérbios 12:1: "Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido." A pessoa arrogante também não perdoa o erro dos outros e é cruel nos seus julgamentos, mesmo tendo ela errado de igual modo. Jesus deixou claro que a pessoa que não perdoa não será perdoada por Deus (Mateus 6:12,14-15). Precisamos que, ao contrário dos edomitas, devemos estar dispostos a ajudar outras pessoas em momentos de necessidade. Deus vai agir em nosso favor se permanecermos fiéis a Ele.

Graça e Paz!





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...