quarta-feira, 7 de março de 2012


E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. (Amós 5:22)

Nos momentos de júbilo Deus se mostrou presente e do mesmo modo esteve (e está) presente quando o povo é tentado a se desviar de sua proposta de salvação. Em toda a caminhada do Povo de Deus o Senhor nunca o deixou desamparado. A Bíblia narra que o Senhor escolheu Amós, de Judá, para profetizar em Israel, no período de relativa paz e prosperidade, quando reinava Jeroboão II.

O profeta Amós via os resultados negativos dessa acomodação, muito semelhante ao nosso momento atual: vida de luxo para os ricos, exploração dos pobres, padrões morais frouxos, corrupção na vida pública e observância religiosa baseada mais no ritual do que na verdadeira edificação espiritual. Por isso, foi colocado por Deus para exortar o povo à mudança de atitudes. Assim como nos dias atuais, o povo  vivia de forma contrária à vontade do Senhor. A acomodação percebida por esse profeta é o que aniquila o Corpo de Cristo e faz com que as pessoas se contaminem com a indiferença à tarefa comissionada aos cristãos: levar a mensagem do Evangelho a toda criatura. Aquele que se diz evangélico, porta uma Bíblia aos domingos e sente-se satisfeito com o mínimo é o alvo da pregação da profecia de Amós. Nela há um alerta para os Cristãos hoje: cuidado com a acomodação. Diz-nos Tiago 2: 17 nos diz que uma fé sem obras é uma fé morta e de igual modo uma fé centrada mais nos ritos, conforme assevera Amós 5: 22.

Com Amós aprendemos também que não podemos nos calar diante as injustiças sociais e mesmo das injustiças cometidas ao nosso redor, sob o pretexto de que não nos diz respeito. Aquele que não pratica, mas é complacente com as injustiças sociais também vai contra os desígnios do Senhor. O Espírito Santo nos dá o discernimento para refletirmos sobre onde, quando e como intervir, no caso de observarmos no nosso meio injustiças. Não podemos nos calar diante delas. Antes, devemos sair de nossa zona de conforto e nos posicionarmos como verdadeiros cristãos. Pergunte a si mesmo, ao se deparar com uma situação em que precisa se posicionar: em meu lugar, o que faria Jesus?






Graça e Paz!


Bibliografia: http://www.icmv.org.br/BibliaOnline.aspx
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...