sexta-feira, 9 de março de 2012


E não sejais como vossos pais, aos quais clamavam os primeiros profetas, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Convertei-vos agora dos vossos maus caminhos e das vossas más obras; mas não ouviram, nem me escutaram, diz o SENHOR. (Zacarias 1:4)

Zacarias, profeta e sacerdote, foi chamado juntamente com o profeta Ageu para despertar os judeus que retornaram, para completar a tarefa de reconstruir o templo. O profeta, exorta o povo para se arrepender de sua apatia e completar a tarefa que não havia sido terminada.

A leitura de seu livro mostra que ele foi um dos mais messiânicos de todos os profetas do AT, pois faz diversas referências sobre a vinda do Messias que podem ser comprovadas no NT. Ele traz a veemente palavra do Senhor para o povo se arrepender e se voltar novamente para seu Deus. Com Zacarias aprendemos que é necessário o verdadeiro arrependimento e a não desprezarmos as pequenas coisas. Assim como o povo de Israel que, depois de liberto do cativeiro, ignorou as admoestações de seus líderes e a voz dos profetas que foram enviados por Deus para que não se desviassem do caminho, muitas pessoas continuam se perdendo, porque se envolvem em “pequenos” pecados. Zacarias nos faz refletir que, apesar de nossas falhas, Deus tem cuidado de nós, mas não é omisso em relação aos nossos pecados. Ele nos traz à memória o julgamento de Deus. Não podemos nos esquecer de que os propósitos de Deus serão cumpridos somente pelo seu Espírito. A santidade de Deus e a remoção do pecado é bastante lembrada nas palavras deste profeta que nos ensina a reconhecer o soberano controle de Deus sobre a Terra.

Vemos em toda a narrativa bíblica as consequências que o povo sofreu por desrespeitar os decretos e mandamentos divinos. A humilhação, a vergonha e o cativeiro são resultados da desobediência. Mas, a despeito das constantes exortações dos profetas, ainda hoje, o povo continua surdo aos apelos de Deus. Por isso, trazemos á memória as palavras do profeta Zacarias, lembrando que Deus sempre coloca um “Zacarias” na nossa vida para nos chamar à razão. No presente sua voz ecoa com a mesma mensagem de seus antepassados profetas, chamando ao arrependimento. Isso nos leva a refletir também que os profetas passam, nossos antepassados passam, a história passa, mas a palavra de Deus permanece a mesma.

Se você tem tropeçado nas pequenas coisas, a palavra de Deus lhe chama para se arrepender e dar ouvidos ao “profeta Zacarias” que hoje está falando com você de alguma forma.

Graça e Paz!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...