sábado, 10 de março de 2012



"Não há nenhum profeta, entre os filhos das mulheres, maior do que João Batista" (Lucas 7:28).

Jesus, neste versículo registrado por Lucas, refere-se ao caráter justo de João e ao fato de ser ele um pregador que não contemporizava com o erro. Ele pregava a verdade e os mandamentos de Deus, sem temer os homens e sem jamais se preocupar com a opinião do povo e das autoridades. Ele tanto se opôs ao pecado praticado pelo homem comum, como do governador e não foi omisso com relação a isso. Se as autoridades judaicas ignoraram o pecado de Herodes, João Batista, de forma veemente, demonstrando fidelidade absoluta a Deus e à sua Palavra, não titubeou em condenar suas atitudes, mesmo que isso viesse a custar-lhe a vida. Com esse profeta aprendemos que jamais devemos consentir com o pecado, mesmo que ele nos custe o emprego, a amizade de algumas pessoas, o status ou qualquer outro bem. Assim como João, devemos saber e anunciar que mais precioso que a vida terrena é a nossa salvação e a vida eterna ao lado de Cristo. João veio para anunciar isso. Ele foi enviado para preparar a vinda do Messias, conforme prenuncia o profeta Isaías "voz daquele que clama no deserto: preparai os caminhos do Senhor" (40: 3), e o profeta Malaquias: "Eis que envio meu anjo que preparará os caminhos diante de minha face". João dirige-se a um mundo cativo do pecado a pessoas que se encontram sem condições por si sós de se livrarem desta prisão. Por isso sua mensagem consiste em anunciar que todas as cadeias serão quebradas, que o amor será o mais forte. Vemos a importância, dentro da humildade conhecida deste profeta, pelo fato de ter sido escolhido, antes mesmo de seu nascimento, para batizar Jesus. Vemos a sua fidelidade e coerência com a palavra de Deus, quando foi preso e degolado por Herodes Antipas, por denunciar a vida imoral deste governante. João não compactuou com o pecado e não se deixou corromper, nem mesmo para salvar a própria vida. Quantos têm feito vista grossa ao pecado para não perder algo que lhe parece importante? João Batista nos ensina a efemeridade da glória terrena e a necessidade de nos firmarmos na palavra de Deus, porque ela não se contradiz e que Aquele que se fez homem para nos redimir dos pecados é o verdadeiro caminho a ser seguido. Assim como João, exaltado por Deus por ser o enviado a anunciar a Cristo, e nem por isso se exaltou, devemos aprender a continuarmos humildes e firmes na palavra, sem consentir com o mundo, mesmo vivendo nele.

Graça e Paz!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...