domingo, 18 de março de 2012


Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (Efésios 5:8)

Paulo nos exorta a andar como convém a um filho de Deus e isso significa abandonar as práticas que não condizem com um cristão. Lembremos que, ao contrário do que afirma o senso comum, nem todos são filhos de Deus. Filhos de Deus são aqueles que são salvos por sua fé em Cristo, conforme vemos em João 1:12, Romanos 8:14, 1 João 3:1. Filhos de Deus são aqueles nascidos de novo em Cristo. E nascer em Cristo implica mudança de vida, mudança de atitudes e de comportamento. Quem antes agia conforme as orientações do mundo, em Cristo, nova criatura é, portanto, faz segundo a Sua vontade. E Cristo nos quer seguindo o Seu exemplo. A palavra cristão significa literalmente: “pertencente ao partido de Cristo” ou um “aderente ou seguidor de Cristo”, em outras palavras, “pequeno Cristo”. Isso já diz tudo! De acordo com Atos 11:26, os seguidores de Jesus Cristo foram chamados “Cristãos” pela primeira vez em Antioquia, porque seu comportamento, atividade e fala eram como Cristo. Inicialmente, essa expressão foi usada como um apelido desrespeitoso para debochar dos Cristãos. Mas infelizmente, com o tempo essa palavra perdeu grande parte de seu significado, e hoje é geralmente utilizada para descrever alguém que tem uma religião ou apresenta valores morais, ao invés de ser um verdadeiro seguidor renascido de Jesus Cristo, em busca de Sua estatura, conforme ensina a Bíblia. Muitas pessoas frequentam uma igreja, professam uma fé, mas isso não faz delas um cristão, pois nem sempre são seguidoras de Cristo. Não podem ser consideradas cristãs tão somente porque vão à igreja ou vivem em uma nação dita “cristã”. Assim como ir à escola não faz da pessoa um professor, ou ir ao hospital não faz dela um médico, ser membro de igreja, ou trabalhar para a igreja não podem fazer de uma pessoa um cristão. Para ser professor ou médico é preciso muito mais do que frequentar o local de estudo ou de trabalho. É preciso dedicação, empenho, conhecimento e assumir as atitudes e habilidades que determinarão as competências específicas de inerentes àquela profissão. Professar o cristianismo implica as mesmas atitudes. Ninguém pode ser considerado cristão apenas pelo fato de estar entre cristãos, ou nascer em meio deles. Assim como ninguém é médico porque nasceu em um hospital.

Um verdadeiro Cristão é aquele que se arrependeu do seu pecado e colocou sua fé e confiança somente em Jesus Cristo. E isso não é em seguir uma religião ou um conjunto de códigos morais, mas viver segundo os princípios de Jesus. É andar na Luz, sendo luz para o mundo.





Graça e Paz!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...