sábado, 17 de março de 2012

Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. (João 13:8)

Jesus praticou o ato da lavagem dos pés dos seus discípulos para nos apresentar uma verdade muito mais profunda do que um simples exemplo de humildade. Jesus expressava neste ato a necessidade de purificação da contaminação inevitável que resulta do trânsito pelo mundo. A lavagem com água refere-se à lavagem pela Palavra e Cristo demonstra aos seus discípulos que isso seria necessário para que seguissem a sua missão, porque era chegado o tempo de voltar para o Pai. Jesus dá um sentido profundamente espiritual que Pedro e os demais discípulos só entenderiam e nos ainda precisamos compreender a verdadeira dimensão dessa atitude! Essa passagem nos faz refletir sobre a nossa forma de lidar com a nossa missão de levar a palavra de Deus, a qual fomos comissionados. De acordo com a tradição, o ato de lavar os pés era um costume antigo transmitido pelos primeiros patriarcas como sinal de hospitalidade e afeto e também de humildade. Contudo, esse ato era praticado pelos escravos. Ou um sinal de reverência um discípulo lavar os pés do seu mestre. Eis por que essa atitude de Jesus causou um grande impacto e porque Pedro negou. Era inconcebível que Mestre lavasse os pés dos seus discípulos. Com essa atitude, Jesus tomou o lugar de um simples escravo, ele se posicionou no lugar do menor e mais insignificante sendo Ele o maior em todos os sentidos. Jesus nos mostra muito mais do que um exemplo de humildade. Ele nos faz ver que Mestre não é o que é servido, mas o que serve. “Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que como eu fiz, façais vós também. (João:14-15). Paulo em Filipenses 2:7-8 nos lembra “Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens e reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz”. Jesus nos mostra que a humildade não é apenas um ato, mas uma atitude constante de entrega e doação ao serviço, sem levar em conta a posição ou o status. Servir a Deus implica atitude de humildade e começa no serviço aos homens, quer na Igreja ou na vida secular.

Graça e Paz!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...