sábado, 3 de março de 2012


“O SENHOR foi com Josafá, porque andou nos caminhos de Davi, e não procurou a baalins” (2 Crônicas 17:3).

A Bíblia conta que o pai de Josafá, Asa, apesar de ter sido determinado a seguir os caminhos do Senhor e mostrado muita fé no início de seu governo, nos últimos anos deixou de confiar no Senhor Deus para confiar no rei da Síria e não ouviu as admoestações do profeta de Deus que o repreendeu. Quantos são os que começam bem e, por algum motivo deixam de confiar Naquele que deu provas de fidelidade para confiar em algum homem ou mulher e, quando repreendidos ou instados a voltar para o caminho do Senhor, agem como Asa e tratam seu conselheiro como inimigo. A experiência dos homens bíblicos e as de muitos contemporâneos mostram-nos que a consequência desta atitude é a decadência pessoal. Contudo, aprendemos com a palavra de Deus que ela não volta vazia e aquele que é criado na orientação do Senhor traz em si a semente da verdade que germina a seu tempo, e contribui para o propósito de Deus. Asa se desviou do caminho de Deus e não demonstrou arrependimento e nem iniciativa para retornar, obstinou-se em seu orgulho e morreu distante de Deus. Entretanto, seu filho Josafá, que fora criado no temor do Senhor tinha a semente da palavra e dela não se desviou. Ele teve coragem, força e fé para buscar primeiro o reino de Deus, e foi vitorioso. Quando se tornou rei, o povo de Deus se encontrava numa situação complicada. O reino do norte estava nas mãos do perverso e incrédulo rei Acabe e sua esposa Jezabel, que acabaram com o culto a Deus no reino do norte e fizeram com que os filhos de Deus vivessem escondidos em poços e buracos.

Mas Josafá, ao tornar-se rei, não baixou a cabeça, não se acomodou, tampouco deixou de honrar os princípios com os quais fora educados, a despeito da mudança de atitude de seu pai no final da vida. vemos que ele tomou uma série de medidas para resgatar o povo de Judá. Enquanto em Israel a apostasia era geral, pois o rei Acabe e Jezabel, faziam de tudo para acabar com o verdadeiro culto a Deus e estimular o culto a Baal, Josafá agiu com firmeza para que o povo se voltasse para o Deus verdadeiro. Assim como nos nossos dias, a Palavra de Deus era negligenciada e a sensualidade e a imoralidade conquistavam cada vez mais espaço. Por isso, ele tomou uma atitude drástica: fechou a fronteira com o reino do norte e mobilizou o exército de Judá. O que fez a diferença na sua história pessoal e na de seu povo foi a sua coragem de se posicionar e de não aceitar a contaminação do povo. Josafá “Tornou-se-lhe ousado o coração em seguir os caminhos do SENHOR” (2 Crônicas 17:6).

A história registra que quando Josafá levantou a cabeça e tomou a posição de procurar o SENHOR, ele foi muito abençoado por Deus. A Palavra de Deus declara que “o SENHOR foi com Josafá” (2 Crônicas 17:3). E acrescenta: “o SENHOR confirmou o reino nas suas mãos e todo o Judá deu presente a Josafá, o qual teve riquezas e glória em abundância” (2 Crônicas 17:4). Com isso ele obteve o respeito até de seus inimigos. Com esse rei corajoso e temente a Deus, aprendemos que aquele que coloca o Senhor acima de todas as coisas jamais será envergonhado, ao contrário daqueles que mudam de postura de acordo com sua conveniência. Outros exemplos bíblicos e os de homens e mulheres de nossa geração podem confirmar o que está registrado no livro de Crônicas.

Graça e Paz!



Bibliografia: http://www.icmv.org.br/BibliaOnline.aspx

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...