domingo, 4 de março de 2012



“Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras.” Jeremias 18:2


Essas palavras foram dadas por Deus ao profeta Jeremias que foi chamado ainda jovem a trabalhar para o Senhor, proclamando denúncias e temíveis julgamentos, em especial aos sacerdotes, aos profetas e aos governantes, e àqueles que seguiam no caminho do erro. Deus nos fala por meio dos profetas que Ele coloca em tempo determinado para nos exortar. Na Bíblia, encontramos vários exemplos de homens usados por Ele nos colocar ou chamar de volta ao caminho do Senhor.

Jeremias nos ensina o que acontece quando deixamos brechas espirituais, quando vivemos no pecado e não pedimos perdão a Deus. Jeremias nos ensina que não só aquele que peca, mas todos os que estão sobre a sua autoridade passam a ficar na mão do inimigo. É interessante observar que Deus pode falar conosco até mesmo por meio das situações mais inusitadas da vida. Assim aconteceu com o profeta Jeremias. Deus falou profundamente com ele, por meio de situações cotidianas e de igual modo continua falando conosco, mas nem todos estão dispostos a ouvir.

Na casa do oleiro, Deus continua falando conosco. Se estivermos dispostos, como Jeremias, a compreender a mensagem do Senhor e a nos deixar transformar, vamos ver que o oleiro é aquele profissional que se debruça sobre seu trabalho. O foco e a entrega garantem a qualidade da obra. Assim é Deus que trabalha em nossas vidas, até ver o vaso terminado! Quando observamos o oleiro trabalhando junto à roda vemos que a roda não pode parar.Mas o oleiro é quem determina a velocidade da roda. No momento em que a roda para, o barro seca e não há mais possibilidade de moldar o barro na forma que o oleiro quer. Deus está no controle de todas as coisas. E é Ele quem determina o tempo e a forma. Ele nunca deixou o controle das nossas vidas. Se assim como o profeta, também nós descermos à casa do oleiro iremos aprender algumas lições, imprescindíveis, pois Ele é o oleiro que trabalha em nossa vida; nós somos o barro que, trabalhado pode ser transformado num belo vaso. Mas é o relacionamento que estabelecemos com o Senhor é como o do vaso que não pode determinar sua forma e tamanho, mas apenas se deixa moldar. Só o Senhor pode nos moldar conforme a Sua vontade. Como vaso feito pelo oleiro que, ainda que se quebre durante a sua produção, pode ser refeito em um vaso novo, também podemos ser transformado de barro sujo, disforme em um vaso de honra. Ainda que a nossa vida tenha sido de frustrações, fracassos, decepções, vazio, incerteza, medos e sofrimento, o Senhor está disposto em fazer de nós um vaso novo. Mas para isso, precisamos obedecer à sua voz, que ainda hoje nos diz: “Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Precisamos ouvir a voz dos profetas, precisamos atender ao chamado de Deus, por meio de quem Ele escolhe usar.

Graça e Paz!



Bibliografia: http://www.icmv.org.br/BibliaOnline.aspx

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...