segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.
E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. (João 1:43-44)

Vemos neste trecho bíblico que Jesus encontrou Filipe e convidou-o a segui-Lo e mais adiante a Bíblia narra que este homem também testemunhou de Jesus a outro e fez com que fosse atrás de Jesus. Esse foi seu primeiro ato, registrado na Bíblia, mas extremamente importante para a missão que Jesus iniciava ao convidar homens do povo a seguir Seus passos e aprender com Ele. Vemos também que Filipe não tinha grandes conhecimentos e que nem mesmo teve a percepção de quem era Aquele homem que o convidava, pois se referiu a Jesus, como o filho de José, conforme nos mostra João 1:45. Na passagem da multiplicação dos peixes e pães, também podemos perceber que Filipe não fazia ideia do poder sobrenatural Daquele homem a quem seguia. Ele demorou a perceber a divindade de Jesus Cristo, mas colocou sua ignorância diante Dele e obteve respostas. Podemos aprender com Filipe algo muito simples, mas nem sempre realizado pelos por aqueles que são convidados a seguir a Cristo nos dias atuais: Filipe, depois de conhecer o Salvador, levou a Ele o seu irmão Natanael, ou Bartolomeu, como também é conhecido. Muitos são os que conhecem a Jesus, recebem a oportunidade da conversão, mas não se empenham em testemunhar sobre Ele aos seus familiares. Aprendemos com Filipe que, para ser discípulo de Jesus não precisamos ter a verve de Pedro, mas podemos fazer como André e Filipe e levando nossos irmãos a Jesus. Jesus nos enviou a pregar desde Samaria até os confins da Terra, numa grande comissão. Samaria é a nossa casa. Não precisamos começar do outro lado do mundo. Porém, podemos começar com nossa família, nossos amigos, nossos colegas de trabalho. A história do início da missão apostólica, formada por homens simples e comuns nos ensina grandes coisas e uma delas é fazer o que está ao nosso alcance, mas com determinação e responsabilidade. Vemos nesses homens simples características comuns a nós e com eles podemos aprender muito. Os Evangelistas mostram situações corriqueiras protagonizadas por eles que nos servem também de alerta. Na personalidade de André, o primeiro a ser convidado por Jesus, o que levou seu irmão Pedro a seguir o Mestre, podemos perceber que era hábil para se aproximar das pessoas e conquistá-las. Pessoas como ele, que demonstram certa facilidade de um contato inicial, geralmente apresentam superficialidade nos relacionamentos. Inicialmente são bastante amáveis, solícitas e comunicativas, mas nem sempre se mantêm firmes nos relacionamentos que cativam. Assim como André, que participava da mesa de Cristo, que estava com Ele nas atividades cotidianas, também podem desaparecer no momento da Cruz. A Bíblia conta que ele sumiu, assim como os outros discípulos. Mas a história também nos mostra que, assim como Pedro se converteu verdadeiramente e assumiu a sua missão, mesmo depois de negar a Cristo por três vezes. André também mudou sua postura. De acordo com narrativas históricas, na tradição da Igreja, esse discípulo foi crucificado e da cruz pregou ao povo até morrer, reconhecendo de forma definitiva que da cruz não poderia fugir.

Graça e Paz!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...