domingo, 19 de fevereiro de 2012


Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido. Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). (João 1:40-41)
 
André foi um dos discípulos de Jesus e era irmão de outro discípulo, conforme registra Mateus 4:18 “E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores”.
 
A Bíblia não destaca especialmente as ações deste discípulo, mas há alguns traços dele que justificam por que foi um dos doze e por que com ele temos algo a aprender. Vemos que ele ouvira falar do Messias por intermédio de João, o batista, e por Ele ansiava, mesmo antes de tê-Lo encontrado. Ao ser apresentado a Jesus não hesitou em segui-Lo, conforme descreve João 1:35-40. Outro fato que nos leva a ponderar sobre a importância deste discípulo é que foi ele quem levou Pedro a Jesus. A Bíblia descreve a grande obra realizada por Pedro, considerado o pai da Igreja, o mesmo Pedro que, embora tivesse convivido com Jesus e presenciado seus milagres e ouvido suas palavras, negou-O antes de se entregar verdadeiramente sua vida a Ele. Podemos entender, no lapso de tempo em que Pedro era apenas um homem que conhecia o Mestre e foi transformado por Ele, após se converter genuinamente, que seu irmão pode ter sido o grande mensageiro da semente que produz muitos frutos até os dias de hoje.
André não foi citado na Bíblia por nenhuma mensagem dirigida a multidões. Não se sabe de nenhum registro sobre grandes milagres que tenha realizado particularmente. Sabemos dele que era um dos doze, mas podemos imaginar que, antes de levar Pedro a Jesus, ele tenha feito um sólido trabalho de evangelização e de persuasão. Pedro, como é sabido, não tinha um temperamento fácil. Imaginemos, então, que ele não se deixaria convencer com facilidade e isso nos faz pensar o quanto o trabalho de André nos bastidores tenha sido eficaz. André não foi tão conhecido como seu irmão, mas foi por ele que Pedro se tornou o grande baluarte da Igreja. Isso nos faz pensar que para fazermos a obra não precisamos de destaque, pois a nossa importância não precisa ser conhecida dos homens. Ela precisa ser eficaz e repercutir na vida dos outros, ainda que não nos traga louros. Não lemos muito sobre esse discípulo, nem que tenha feitos coisas maravilhosas, mas sabemos por outros discípulos que Andre foi um fiel mensageiro do Senhor. Em João 6:8-9 lemos que ele não fez o milagre da multiplicação, mas foi o mensageiro que levou a Jesus a notícia de que havia alguns pães e dois peixes “E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos? “ Depois dessa informação Jesus realizou o milagre. Aprendemos com o exemplo de André que, para o milagre acontecer não é necessário grandes coisas, mas é preciso que alguém creia que o Senhor possa fazer muito do pouco que se apresenta. André, certamente, foi o portador da possibilidade e Jesus realizou o milagre. Muitos estão esperando ser como Pedro, mas podem ser como André. Nas pequenas coisas, podemos ser os portadores do evangelho e fazer a nossa parte.


Graça e Paz!

Bibliografia: http://www.icmv.org.br/BibliaOnline.aspx

 
Veja um vídeo sobre André, clicando em:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...