sábado, 18 de fevereiro de 2012


“E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. (2 Samuel 11:2)

Na história de Davi e Bate-Seba podemos ver como mesmo o pecado perdoado pode trazer consequências terríveis e tirar uma lição para as tentações diárias as quais todos estamos sujeitos, se não vigiarmos. Mesmo um homem segundo o coração de Deus, cheio de virtudes e temente ao Senhor como Davi pode, por conta de um olhar, trazer sérias conseqüências para a sua vida e a de outras pessoas. Vemos como um momento de paixão descontrolada levou um homem de Deus a cometer um crime e a se enredar numa espiral de pecado. Quando não resistimos às paixões e não controlamos nossos desejos, podemos nos colocar em uma posição que nos tira do caminho e nos leva a uma série de erros, pois o pecado nunca acontece em isolamento. Cedo ou tarde, de uma forma ou de outra, as conseqüências dos nossos erros aparecem e muitas vezes fazem vítimas inocentes. Porque estava ocioso Davi se deixou controlar pelo seu olhar e porque não vigiou deixou que seus olhos levassem à mente e ao coração o desejo de pecar. E um pecado foi levando a outro. Ao cobiçar a mulher de outro e materializar esse desejo, Davi não só agiu com lascívia, quebrando o décimo mandamento: "Não cobiçarás", como também quebrou o sétimo mandamento: "Não adulterarás". Quando soube das conseqüências de sua atitude, a gravidez da mulher de seu soldado, passou a agir de forma dissimulada e traiçoeira, mandando seu guerreiro para a morte e assim quebrou o sexto mandamento: "Não matarás";na sequência infringiu o nono mandamento: "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo". Por outro lado, a mulher também teve sua participação nessa série de pecados porque se expôs de tal modo a atrair a atenção, sendo comprometida.

Com a história de Davi e Bate-Seba, aprendemos que, por mais inocentes que possam parecer, toda atitude leva a consequências. Ainda que fosse desprezada pelo marido, a exposição a outro homem fez com Bate Seba se tornasse alvo do pecado e ela não pode se isentar deste fato, ainda que não tenha compactuado com a estratégia de Davi para que seu marido fosse morto posteriormente. Vemos que se o marido tivesse aceitado a proposta de Davi de ir para casa e ficar com sua mulher, poderia ter assumido o filho do adultério. Mas isso também seria um grave pecado porque seria fruto de uma mentira. Aprendemos com essa história que o pecado nunca é satisfeito. Quanto mais nos familiarizamos com ele, mais ele se acomoda a nós. E um pecado leva a outro. Quanto mais somos condescendente com ele, mais o desejamos e assim fica mais fácil desculpá-lo, até ser escravizado por ele. Por isso Jesus afirmou: "Todo o que comete pecado é escravo do pecado.

Davi poderia ter resistido aos apelos da carne, desviando o olhar, ou comportando-se como fez José sob a sedução da mulher de Potifar, mas escolheu pecar. Bate-Seba, por sua vez não se opôs à sedução de Davi. Com ela aprendemos que nossa forma de reagir aos olhares, nossa forma de nos apresentar ou de nos vestir determinam também a forma como as pessoas reagem a nós. Nossas palavras, nosso vestuário, nossa linguagem corporal falam sobre nós. Precisamos estar cientes de quais mensagens estamos enviando aos outros por nossa forma de falar, de vestir e de nos expor.

Vemos nesta sucessão de pecados o quão grande e misericordioso é o nosso Deus pois, apesar de ter cometido crimes, Davi recebeu o perdão. Mas uma lição positiva e que nos ensina a forma correta de agir quando nos desviamos dos caminhos de Deus também foi-nos passada por esse homem que muito errou: Davi se arrependeu genuinamente e se humilhou com sinceridade e não tornou a cometer os mesmos erros.





Graça e Paz!

Bibliografia: http://www.icmv.org.br/BibliaOnline.aspx



Veja um vídeo sobre o pecado de Davi, clicando em:



http://www.youtube.com/watch?v=1ZdNeYJixzs





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...