sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

“E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. (Deuteronômio 28: 1)


Da história de Moisés é possível extrairmos grandes lições, a começar pela forma como foi salvo da morte, destinada a todas as crianças hebreias nascidas no cativeiro do Egito, a mando de Faraó. De condenado à morte pela sua nacionalidade, a filho adotivo da filha de Faraó e, por isso, com direito a desfrutar as regalias de um príncipe. Mas a grande lição que aprendemos com Moisés é a sua disposição para ouvir a voz de Deus. O Senhor nos diz que, se ouvirmos a Sua voz e se guardarmos os Seus mandamentos, seremos exaltados. Com Moisés aprendemos a lista de bênçãos que decorrem da obediência que alcançarão aquele que ouve e atende a voz do Senhor. Mas também com esse homem de espírito manso e amigo de Deus aprendemos que aquele que não obedece às ordens do Senhor não contempla a Terra Prometida. O próprio Moisés não chegou à Terra. Ele a contemplou de longe, mas não pode vê-la de perto porque desobedeceu a Deus. Em certa ocasião, Deus mandou que Moisés apenas falasse à rocha para que dela saísse água a fim de saciar a sede do povo de Israel. Mas em vez fazer como o Senhor lhe ordenara, movido pela raiva pela reclamação do povo, ele ‘bateu na rocha’. Moisés não entrou na terra prometida porque desobedeceu a Deus que o mandou falar à rocha e ele a feriu. Mas Deus é fiel e não quebra a Sua aliança nem as Suas promessas e fez Moisés ver a terra, Canaã. Se atentarmos para o simbolismo de falar à Rocha e ferir a Rocha, veremos que o significado disso não é literal como parece. Deus não se zangaria por uma pedra. O que está por detrás disso, além do fato de Moisés ter feito diferente do que Deus ordenou é o que esta Rocha significa. A Rocha é Jesus. Para saciarmos nossa sede, para bebermos da água viva e chegarmos à Terra Prometida não precisamos ferir a Rocha. Precisamos falar a Ela. Em Seu nome tudo se dará. Os nossos pecados ferem a Rocha. Mas tudo que pedimos em Seu nome, estando segundo a vontade de Deus será atendido. Essa é a promessa. Moisés nos ensina que não devemos sair do Egito, caminhar pelo deserto por anos a fio e apenas ver a Terra, sem nela poder entrar. Não podemos ser apenas um evangélico nominal, ou um espectador de milagres, precisamos ser os instrumentos para que os milagres aconteçam, pois o Senhor promete àquele que o obedece que será honrado e respeitado e terá diante de si os inimigos, que se levantarem contra ele.


Graça e Paz!


Bibliografia: http://www.icmv.org.br/BibliaOnline.aspx

Veja um vídeo sobre Moisés, clicando em:

http://www.youtube.com/watch?v=-XPpAumsB60&feature=related


Veja o filme completo sobre Moisés, clicando em:


http://www.youtube.com/watch?v=BT_AMrQlpRQ










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...