quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (1 Timóteo 1:15)

A palavra de Deus expressa pelo apóstolo Paulo em I Timóteo confirma a história narrada no livro de Josué, que nos ensina uma grande lição sobre a vontade de Deus em transformar vidas. Vemos como Deus transforma Raabe de prostituta a uma heroína da fé. Esta história bíblica demonstra que Deus não vê o homem como as pessoas, mas o potencial e a fé. Raabe é um exemplo de que o Senhor usa as coisa loucas do mundo para confundir as sábias. Raabe era uma prostituta cananéia, uma mulher sem honra e totalmente desrespeitada na sociedade em que vivia. Contudo, era uma mulher de fé e coragem, cujo espírito e bravura fundamentaram a vitória em uma grande batalha. Apesar de ser uma meretriz, ela fez parte do plano divino antes mesmo deste começar. Lemos sobre Raabe no livro de Josué 2:1, “E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali”. Mas sua história não termina ali, ao final da batalha em que o povo de Israel sai vitorioso, devido a sua fé e coragem. Seu nome é citado em Hebreus 11:31, como heroína da fé, ao lado de outros grandes nomes “Pela fé, Raabe a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias”, e com grande honra em Mateus 1:5.

Pela sua profissão, vemos que Raabe era apenas um instrumento de uso a vontade de homens. Mas a história mostra que ela mudou o curso da própria vida e também o destino da humanidade quando se deixou ser usada por Deus. Apesar de ter um nome manchado na sociedade da época, ela foi escolhida para fazer diferença. O nome Raabe significa orgulho, contudo, somente Raabe se humilhou diante dos dois espias e reconheceu o senhorio de Deus. Raabe arriscou tudo para salvar-se, à sua família e aos Israelitas e mostrou grande força de caráter porque Deus tocara a sua alma. Assim como Raabe, devemos considerar a nossa dependência de Deus, deixando de lado o orgulho e assumindo a necessidade de nos mantermos na vontade e submissão do Todo Poderoso. A sociedade atual não é diferente daquela em que vivia Raabe. Os apelos da carne, a disseminação da sensualidade, o culto ao corpo, a apologia à liberdade sexual, a desmoralização da família, a intensificação da violência, intolerância e tantos outros males marcam nossa geração. Raabe mesmo não vivendo uma vida de santidade, ouvia falar das maravilhas que o Senhor fizera a seu povo e desejou uma mudança em sua vida, de tal forma que foi verdadeiramente transformada. Isso nos ensina que Deus não olha para as nossas falhas, tampouco para o nosso passado. Ele olha para a sinceridade de nosso coração, por isso não há pessoa que esteja fora do alcance do milagre da fé. Vemos também em Josué que a casa de Raabe era construída sobre o muro da cidade. Isso nos leva a refletir que a posição privilegiada de sua residência determinou a estratégia vitoriosa naquela batalha. Devemos pensar que é do lugar onde estamos que podemos servir a Deus. A nossa posição na sociedade é também estratégica e se há em nós algum pecado, a vida de Raabe e a sua descendência nos mostram que, quando nos colocamos em pocição humilde e de entrega a Deus, Ele nos lava e purifica totalmente, fazendo de nós um instrumento Seu. Ele esquece o passado e determina um novo futuro. Deus usou uma mulher pecadora para trazer o Salvador do mundo, por que não pode nos usar para levar o nome do Salvador a outras vidas?

Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: veja um vídeo sobre a batalha de Jericó clicando em:

http://www.youtube.com/watch?v=Nv4FdbQAtD0&feature=related


For.Bibliografia: http://www.icmv. org.br/BibliaOnline.aspx














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...