terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. (João 1:45-46)


A narrativa dos evangelhos sobre a constituiçao do grupo de apóstolos que seriam a base da Igreja, após terem aprendido do Senhor as bases do Reino de Deus, ensina-nos que Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Vemos que Ele escolheu pessoas simples e limitadas em alguns aspectos, mas ensinou-lhes, conforme a Sua vontade. Jesus poderia ter selecionado doze, segundo os Seus critérios, mas preferiu dividir essa tarefa, deixando que cada um contribuisse a seu modo para a constituição desse grupo. Isso nos mostra que Deus espera que sejamos participantes da construção do Reino e não apenas expectadores. André trouxe Pedro. Filipe trouxe Natanael. Aprendemos com esse grupo que não é necessário títulos ou posição social, mas disposição e vontade de servir e de seguir o Mestre. Vemos que em princípio Natanael relutou. Agiu preconceituosamente, questionando o fato de o Messias vir de Nazaré. Ele estava afirmando que aquele não seria o Messias, uma vez que nada foi profetizado que seria de Nazaré que Ele viria, nenhum profeta havia escrito isto, e Natanael, sendo fariseu, era um grande conhecedor das escrituras. Mas as palavras de Jesus e a forma como Ele mostrou conhecê-lo profundamente fizeram com que Natanael decidisse mudar o curso de sua vida e se juntasse áquele grupo que faria a diferença no mundo. Esses homens, tão diferentes entre si, mas com um objetivo comum teriam uma importante responsabilidade: continuariam a representar Jesus depois que Ele voltasse para o céu. A sua conduta e reputação continuaria a influenciar a Igreja. Vemos que o convite foi feito individualmente, e cada um teve a oportunidade de decidir. Filipe disse a Natanael: "Vem, e vê." (João 1:46). Ele não pediu ao amigo que aceitasse o seu testemunho, mas que fosse a Cristo por si mesmo. Aprendemos com isso que de nada adianta fazermos belos discursos sobre o que pensamos acerca de alguém, pois nossa influência sobre outros não depende tanto do que dizemos, mas do que somos. Se formos capazes de convencer os nossos amigos de que Jesus transforma é porque Ele fez isso primeiramente em nós. Natanael seguiu primeiro a Filipe, que o levou até Jesus. Ele foi e viu, não apenas ouviu. Aquele que viu Natanael debaixo da figueira, também vê a nós no nosso lugar secreto e sabe quem somos mesmo antes de sermos apresentados a Ele.

Graça e Paz!


Veja um vídeo sobre os doze apóstolos, clicando em:















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...