quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012



"E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem chamado Mateus e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu" (Mateus 9:9).

Vemos na história da Igreja que os doze discípulos chamados inicialmente e feitos apóstolos após a ascensão de Jesus aos Céus eram homens comuns, porém, usados de forma extraordinária. Eram na sua maioria pescadores, mas havia também um coletor de impostos. Mateus, o cobrador de impostos, era discriminado pela sociedade, era um homem pecador que precisa se arrepender dos seus pecados e mudar de vida. Quando foi convidado por Jesus, ele não titubeou, mas viu que naquele convite estava a sua grande chance de mudar de vida e ser feliz. Então, não perdeu tempo, não hesitou e “deixando tudo, levantou-se e o seguiu” (Lucas 5:28). Precisamos considerar que atender ao chamado de Jesus, especialmente para Mateus não era uma decisão tão simples, ou pelo menos, podemos afirmar que era mais complicada do que a dos demais discípulos. Mateus era cobrador de impostos, odiado pela sociedade. Talvez por isso podemos ser induzidos a pensar que, para ele, mesmo sem considerar a incalculável dádiva de ser chamado pelo Salvador, sair dessa vida era uma vantagem. Ao abandonar sua profissão para seguir Jesus, Mateus não poderia voltar atrás, ao contrário dos demais que eram profissionais autônomos. Mas ele não hesitou e tomou a decisão mais acertada de sua vida: deixou a sua velha vida para receber a nova vida em Cristo. E isso se deu de duas formas. Primeiro, passou a fazer parte de um grupo muito especial. Depois, passou a ser aceito por aqueles que o desprezavam. É interessante observarmos que, mesmo mudando de vida, as habilidades que trazia de sua velha foram empregadas para um novo propósito. Ao seguir Jesus, Mateus registrou o que viu a seu redor. E, como um hábil guardião dos registros, um observador perspicaz, ele pode usar suas habilidades para registrar o Evangelho. De discípulo (aluno), Mateus passou a apóstolo (enviado) e a evangelista (o que escreveu as Boas Novas).

Com Mateus aprendemos que Deus nos concede muitos dons, para que possamos usá-los em algum momento, respondendo conscientemente ao Seu chamado. As mesmas habilidades que usadas na vida secular, ou até mesmo com foco no pecado, podem ser usadas de forma exemplar a serviço da Obra de Deus. Deus tem um propósito significativo para cada um de nós. Não há ninguém absolutamente desprovido de dons que não possa colocá-los a serviço Daquele que os concedeu. Uma vez aceito por Jesus, Mateus imediatamente usou seus dons a serviço da Obra, e por meio deles pode colocar outras pessoas em contato com o Mestre.

Graça e Paz!


Veja um vídeo sobre o chamado de Mateus, clicando em:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...