domingo, 12 de fevereiro de 2012


 
E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. (Juízes 4:4)

No livro de Juízes, encontramos uma mulher muito corajosa que, apesar das dificuldades de seu tempo, tomou parte em uma batalha, juntamente com Baraque. Com a história de Débora, vemos um exemplo de que a coragem, independe de força física, e é uma disposição firme de servir a Deus, apesar das circunstâncias. A Bíblia informa que Débora era casada e que viveu no período da história de Israel entre a morte de Josué, após a conquista da Terra, e a escolha de Saul como rei. Nesse período havia total instabilidade espiritual, pois os costumes dos povos que habitavam a terra foram introduzidos no meio do povo de Deus. Nesse período de opressões e domínio estrangeiro, Débora não se deixou misturar com o pecado dos povos que se misturaram ao povo de Israel. A Bíblia menciona, além de Débora, apenas outra mulher profetisa: Miriã, a irmã de Moisés (Ex.15:20).

Uma lição que a história de Débora nos ensina é que a busca a Deus em meio a um povo corrompido depende de uma firmeza de caráter. É a firmeza do nosso caráter e não nosso poder pessoal, beleza ou força física que nos distinguem no meio de um povo pecador. Débora decidiu servir a Deus, apesar de todas as circunstâncias adversas, mostrou ser uma pessoa diferente e, por isso o povo percebeu nela uma mulher de Deus, uma mulher onde habitava o Espírito Santo. Aprendemos com essa mulher valoroza e reconhecida nos textos bíblicos como tal que, embora seja uma consequência do pecado, a desigualdade de tratamento que há entre homens e mulheres, para Deus, não há acepção de pessoas, conforme está registrado em Deuteronômio10:17; II Crônicas 19:7 e Atos10:34. A posição e as atividades de Débora naquele momento difícil da vida de Israel nos mostra que não havia deixado de ser “mulher”. Isso significa que mantinha sua condição de mulher e, como tal, com deveres e funções diferentes da dos homens e das de seu marido. Débora é um exemplo de que Deus, usa aqueles que estão prontos a servi-Lo, respeitando sua individualidade. Débora não precisou levantar a bandeira da igualdade entre os gêneros, porém, mostrou sua força, sem deixar de ser nem de ser a “mulher de Lapidote”. Mas outra lição que aprendemos na história de Débora é que sua ascensão à posição de juíza em Israel, de certa forma, está relacionada com a “fraqueza” dos homens de seu tempo. Vemos com isso que, quando os homens deixam espaços, quando perdem a sua condição de sacerdote, por não manterem sua comunhão com Deus, Deus levanta mulheres que sejam íntegras para para este papel. Débora foi levantada como “mãe em Israel” porque faltavam homens firmes e Deus não Se prende ao homem e às suas limitações para cumprir os Seus compromissos. O compromisso de Deus é com o Seu povo e a Sua Palavra por isso busca homens e mulheres dispostos a fazer a Sua obra. Deus chama aquele que faz diferença no meio de um povo que precisa conhecer Sua palavra.

Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: veja um vídeo sobre Débora clicando em:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...