quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó. (Gênesis 25:28)



Na História de Isaque e Rebeca podemos ver exemplos positivos na constituição de uma família que se inicia com a benção de Deus. As virtudes da simplicidade e da monogamia podem ser vistas nesse relacionamento. Também a confiança em Deus e o recato de Rebeca são expressões de bençãos, por isso poderíamos pensar que o casamento de Isaque e Rebeca tinha tudo para dar certo. Se pensarmos consoante as aspirações humanas, somando ao fato de estarem sob a orientação de Deus, eles formavam o que chamamos de “par perfeito”. Isaque era jovem e agradou fisicamente a Rebeca, que também era muito formosa. Ele era o único herdeiro de uma grande fortuna, além de ser o filho da promessa de Deus e ter aprendido co seu pai a ser temente a Deus. Rebeca foi escolhida sob a orientação de Deus, era uma jovem trabalhadora, generosa, discreta e amada por seus familiares. Vemos que Isaque não olhou para outra mulher, mas amou aquela que lhe foi dada por esposa. Foi marido de uma só mulher e manteve esse amor ao longo de sua vida, pelo seu caráter simples, fiel e agregador. Isaque poderia ter seguido o exemplo de seu e tomado para si outras mulheres, quando na longa espera de vinte anos Rebeca não dava à luz como sua mãe Sara. Ter descendentes era uma questão de honra para a época. Além disso, havia a promessa sobre a descendência de Abraão. Mas Isaque mostrou confiança no Senhor e por sua mulher, e Ele ouviu as suas orações, conta a Bíblia.

Essa família, iniciada no temor e na obediência a Deus, com clara evidência de que havia felicidade nessa união, também nos apresenta exemplos negativos, com os quais devemos aprender, sabendo que mesmo um relacionamento iniciado com a bênção do Senhor precisa de cuidado e manutenção diária, para não se deteriorar. Vemos que houve diferença na criação dos filhos e com isso divisão: cada um preferindo um filho. Vemos também que no final da vida, quando poderiam colher os frutos saborosos do amor maduro, houve decepção, por conta da mentira e do engano provocado pela atitude de Rebeca na defesa de seu filho predileto. Isso nos mostra que qualquer relacionamento está sujeito a crises ou a decepções, pois mesmos os grandes e abençoados homens de Deus falham em algum momento de suas vidas. O que precisamos entender é que não basta iniciar relacionamentos na direção de Deus, é fundamental que Ele esteja na direção todo o tempo e que Seus princípios sejam seguidos na educação dos filhos.

Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: veja um video sobre Isaque e Rebeca clicando em: http://www.youtube.com/watch?v=lruJ6QZlr04


For.Bibliografia: http://www.icmv. org.br/BibliaOnline.aspx














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...