quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012


Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava. (Gênesis 29:20)


 
A história de Jacó nos ensina uma série de lições que vão desde a relação com a culpa que atormenta por um erro do passado à determnação de lutar pela conquista de um amor e a disposição de mudar para corrigir um erro. Com Jacó, aprendemos que devemos buscar as bençãos de Deus independente das circunstâncias e obstáculos que nos apresentam, que devemos honrar o que Deus coloca em nossas mãos e trabalhar com afinco, porque Ele abençoa quando honramos nosso trabalho. Aprendemos que, apesar das lutas e das dificuldades temos que confiar em Deus, nos achegar a Ele e trazer à memória as suas promessas e agradecer por tudo que Ele é para nós.

A Bíblia narra que Jacó, conforme o significado de seu nome, usou de artifícios e enganou seu pai para obter o direito de primogenitura e a benção que seria dada a seu irmão Esaú. Depois que fugiu de casa, Jacó enfrentou várias lutas para edificar sua casa, sua família e conquistar com trabalho o seu patrimônio, mas a sua grande luta foi contra o seu sentimento de culpa que o perseguiu desde a fuga da casa paterna. Mas um dia Jacó teria que enfrentar o passado que o atormentava. Em Gênesis 32, vemos que Jacó está esperando às margens do ribeiro de Jaboque e, enfrentando a possibilidade de encontrar o seu irmão Esaú no dia seguinte. Enfrentar o irmão que no passado enganara era o grande dilema daquele homem que havia vencido outras batalhas, que fora determinado para conquistar o amor da mulher que amava. É interessante observar que Jacó não temia o futuro. Ele saiu de casa, do seu conforto, para enfrentar um mundo novo, começando do nada e fez fortuna. Jacó não tinha medo do presente. Ele era determinado e resoluto. Mas foi o medo do passado que perturbou a sua alma. O sentimento de culpa, geralmente, produz desconforto e ansiedade e não fica distante de nós, pois nos acompanha aonde quer que estejamos. Não adianta mudar de cidade, de estado, de país... Nós levamos conosco o sentimento de culpa por algo que fizemos e que não pudemos reparar. Jacó nos ensina isso: se algo que ficou para trás não foi devidamente resolvido. Se tivemos que sair às escuras, sem nos despedir, sem pedir perdão, ou sem acertar nossas dívidas, certamente essa culpa nos acompanhará até que façamos o que fez Jacó. É preciso marcar um encontro com aquele a quem precisamos perdoar ou perdir perdão. Não seremos livre, ou teremos paz até que façamos isso. Algumas pessoas acham fácil negar a culpa, fazem de conta que não existe problema. Outros tentam justificar o erro imputando-o ao outro. E outros agem como Jacó: fogem para outro lugar, para outra região, para outra Igreja. Vemos que Adão e Eva fugiram e se esconderam nas árvores do jardim; Moisés fugiu para o deserto; Jacó fugiu para a terra de seu tio Labão. O fato é que nenhum desses caminhos ajuda a resolver o problema. Precisamos ter coragem para reconhecer nossas limitações.

Quantas vezes ficamos sofrendo por causa de um sentimento de culpa e lutamos, dias e meses e até anos para nos libertar do problema e não conseguimos. Quantos tentam justificar suas atitudes jogando a culpa nos outros. Mas assim como foi com Jacó, não há como ficar em paz. Precisamos da ajuda de Deus, pois só Ele conhece o que nos falta e pode nos ajudar. Assim como Jacó, não podemos sair do lugar da benção sem a benção. Precisamos permanecer na presença de Deus até que o problema seja solucionado, até que as feridas sejam curadas.

Deus conhecia Jacó e permitiu que ele passasse por tudo que passou, mas esperou que ele reconhecesse seus erros. Jacó significava enganador, mas ao mudar de atitude Deus mudou seu nome e o abençoou. Com isso aprendemos que Deus não nos julga pelo que fizemos, pelos nossos erros do passado, mas pelo nosso posicionamento diante dEle.

Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: veja um video sobre Jacó clicando em:

For.Bibliografia: http://www.icmv. org.br/BibliaOnline.aspx



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...