sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

E foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; e sua mãe deu-lhe o nome de Jabez, dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. (1 Crônicas 4:9)





Nunca é demais repetir que a Bíblia é o nosso manual de conduta e que, com ela, aprendemos as mais preciosas regras para a vida e para a aquisição de sabedoria que nos conduz ao Reino dos Céus. Com as histórias bíblicas aprendemos várias e edificantes lições , por meio das ações positivas ou erradas de seus personagens. A Bíblia, além de história, tem poesia e nos enleva nos belos textos, por conta de seu estilo. Mas é interessante também verificarmos que os textos mais prosaicos, como a extensa lista de genealogias, principalmente a do livro de Crônicas, também tiramos impressionantes lições. A primeira é que nada está ali por acaso, nenhuma letra ou frase são em vão. Deus quer nos ensinar algo também pela relação de nomes referenciada em alguns livros. Uma dessas lições é que a família tem uma grande importância para Ele. Não é pela posição social, pelo dinheiro ou atuação, mas pelo caráter que contruímos a história de uma família. Se tomarmos a genealogia de Jesus como exemplo iremos nos deparar com a história de uma prostituta em sua base, “Raabe”. As genealogias são importantes para as nossas vidas, pois elas relatam os nossos antepassados, seus nomes e relações de parentescos. No meio de tantos nomes, aparentemente colocados ao acaso em uma lista, percebemos que Deus quer chamar a nossa atenção, ao fazer um comentário após relacionar o nome de Jabez, cujo significado é dor “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos!” Por que seria mais ilustre que seus irmãos ao ponto de merecer um destaque na Bíblia? Jabez orou. Isso foi o suficiente para que a sequência de estilo do autor do Livro de Crônicas fosse quebrada. Não há outra menção de seu nome em outro momento da Bíblia, apenas nos três versículos nos quais ele é citado. E foram suficientes para nos mostrar que Deus o tem como exemplo a ser seguido. Em poucas palavras, soube expressar com objetividade o que queria de Deus: a bênção para enfrentar a luta que viria. Ele pediu a benção, confiante que Deus o atenderia. Ao clamarmos pela bênção de Deus, estamos pedindo aquilo que não poderíamos conseguir com nosso próprio esforço. Há urgência e entrega pessoal neste apelo! Observe que no primeiro pedido de Jabez, ele deixou inteiramente nas mãos de Deus a natureza da bênção, onde e como ela lhe seria dada. Jabez ao fazer este pedido, estava clamando por mais e maiores oportunidades para realizar os propósitos de Deus para sua vida. As mãos de nosso Pai estão sempre estendidas quando dizemos; "Pai, faze isso por mim, pois não posso fazê-lo sozinho. Aprendemos com essa oração que, quanto mais Deus nos responde, mais devemos nos preparar enfrentar ataques espirituais. Precisamos aprender a orar com Jabez, a confiar plenamente no Senhor e a contar com Ele para nos livrar do mal. É importante compreendermos que, após um grande momento de sucesso, é que necessitamos com urgência do último pedido de Jabez. ” E me preserves do mal”. Outra lição que aprendemos com esse personagem bíblico: ele tinha tudo para dar errado, seu nome já predestinava isso, assim como Jacó, mas ele foi referenciado e destacado entre tantos outros nomes. Isso nos faz considerar que, quando Deus age, movido por nossa oração, não há maldição, não há nada que possa reter a nossa bênção.

Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: veja a oração de Jabez clicando em:
http://www.youtube.com/watch?v=P87BEdoP4tI


















Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. (1 Crônicas 4:9-10)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...