sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012


Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. (João 20:29)

Dos doze discípulos de Jesus, Tomé destacou-se por seu conhecido ceticismo. Mas podemos perceber na história de vida deste apóstolo que Jesus queria nos ensinar algo com essa característica que não apenas de Tomé. Os outros discípulos também não acreditaram de imediato que Jesus havia ressucitado. A diferença é que Tomé, por seu espírito crítico questionava abertamente e pedia provas concretas. Tomé era extremamente honesto e não guardava para si as dúvidas. Era sincero e verdadeiro, e, talvez, por isso tenha sido tomado por incrédulo. O que de fato ocorria é que apresentava uma tendência natural para o pessimismo e para encontrar erros em tudo. Jesus sabia disto, quando o aceitou em seu grupo e sabia também que essa característica poderia ser usada para o bem. A admissão de Tomé no grupo dos doze demonstra claramente que Jesus ama até mesmo àqueles que duvidam sinceramente. Aprendemos com Tomé que a dúvida pode até existir, só não pode permanecer quando Jesus entra em cena.

Vemos que Tomé era sempre cauteloso, cuidando em primeiro lugar de uma segurança, sempre necessária para não ser alvo dos falsos profetas sobre os quais Jesus havia alertado , mas não se negava a executar uma obra depois de convencido de seu objetivo. Muitas pessoas, ao contrário de Tomé, embarcam em qualquer situação, por mais temerária que se apresente e só depois de se depararem com os absurdos que sobrevêm é que passam a questionar o que deveria ter sido feito antes. Tomé nos ensina a duvidar até que a certeza se apresente. Podemos duvidar dos falsos profetas, das falsas aparências. Só não podemos negar que Jesus vive e é a nossa salvação. O mesmo Tomé que precisou ver para crer, foi enfático em afirmar que iria com Jesus até morrer com Ele. Embora seja conhecido pela incredulidade, Tomé foi verdadeiramente um homem de fé. Vemos nas narrativas dos Evangelhos que Tomé passou por momentos difíceis durante os dias do interrogatório e da crucificação. Mas foi corajoso e permaneceu solidário com os demais apóstolos, estando firme com eles para acolher Jesus no mar da Galiléia.

Tomé é o grande exemplo de um ser humano que tem dúvidas, que se confronta com elas, mas que as vence. Tomé, por seu espírito cético e analítico, serve ao Evangelho e a Jesus com mais intensidade do que os que se juntam a um grupo por curiosidade, pois mostra a seriedade do propósito de Jesus. Uma pessoa com as caracterísiticas de Tomé jamais se permaneceria em um projeto como o de Jesus se a sua obra não fosse verdadeira. Ao primeiro sinal de fraude ou de ilusão, Tomé teria se afastado e mais ainda, teria convencido aos outros do equívoco. Podemos afirmar que Tomé tinha um espírito cientista e ao contrário do que muitos pensam, a ciência não nega Deus, mas O afirma. A ciência nasce da dúvida. É da pergunta, do questionamento que surgem as comprovações e Jesus conhecia esse aspecto, por isso fez da dúvida de Tomé uma grande lição para aqueles que não se permitem nem ao menos questionar. Quantos têm insistido em não ver Jesus, mesmo depois de tantas provas?








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...