quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012


Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do SENHOR; e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai. (1 Reis 11:6)

Deus escolheu homens como Saul, Davi e Salomão para o bem de Israel. Entretanto, a forma de agir de cada um determinou o futuro de seu reinado. Nem sempre as suas escolhas como rei eram fundamentadas na palavra de Deus. Mas Deus continua nos ensinando por meio desses homens. Com Saul, aprendemos que a vaidade, o orgulho e a desobediência levam à decadência moral e também profissional. Com Davi aprendemos que os nossos erros trazem consequências e as nossas escolhas de hoje determinam até mesmo o futuro de nossa família. Com a história de Salomão vemos até onde as consequências dos erros de Davi alcançaram. O ambiente que criamos nossos filhos é determinante na formação de seu caráter. Salomão viveu num lar marcado por sucessivos problemas morais como o incesto entre seus irmãos Tamar e Amnom (2 Sm 13.1-17); o assassinato de Amnom (2 Sm 13.23-29), a usurpação do trono de Davi por seu filho Absalão (2 Sm 15.1-8), que se prostituiu com as concubinas de seu pai (2 Sm 16.20-23). Davi não teve em sua casa o mesmo pulso firme que demonstrou como guerreiro. Ele foi um grande rei em Israel, mas deixou muito a desejar como pai e isso comprometeu a base de formação de sua família. Nem todos os seus filhos foram tementes a Deus. A Bíblia deixa claro que Salomão amava ao Senhor, e seguia os conselhos de seu pai Davi até que se deixou corromper pelos costumes das mulheres com as quais se uniu em jugo desigual. Ainda hoje vemos famílias destruídas porque não observam as orientações bíblicas: “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? (2 Coríntios 6:14); Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? (Amós 3:3)

Por conta de sua associação com mulheres que não temiam a Deus, Salomão tornou-se idólatra. Então, Deus enviou Aías para profetizar contra a casa de Davi por causa da idolatria de Salomão (I Reis 11:29-31). Com isso, aprendemos que Deus está sempre atento e não deixa de enviar seus profetas para nos avisar sobre os nossos erros. Contudo, a decisão de mudar de vida e de nos arrependermos é exclusivamente nossa. Davi foi alertado por Natã e, com humildade, escolheu voltar aos caminhos do Senhor. Salomão teve a mesma oportunidade, assim como nós temos, quando Deus nos envia profetas que nos chamam ao arrependimento e à mudança de atitude, quando saímos do alvo. Salomão, ao final de sua vida, reconhece que tudo aqui é passageiro e é vaidade e deixa registradas as inúmeras orientações de como não perdermos o foco, porque nenhum bem terreno, nenhuma glória é maior do que a Salvação por intermédio de Jesus. Essa foi a grande lição de Salomão.

Graça e Paz!




Clique aqui e veja um vídeo sobre Salomão e a Rainha de Sabá





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...