terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; (2 Samuel 12:7)

Ninguém está livre da queda. Esta é uma das grandes lições que aprendemos com o rei Davi, o homem segundo o coração de Deus. Aprendemos também com esse rei que apesar das suas falhas, a Bíblia apresenta Davi como um exemplo para aqueles que são fiéis a Deus. Vemos que Deus não fecha os olhos para as nossas fraquezas, pois Ele sabe quem nós somos e Ele não nos condena sem antes nos dar a oportunidade do arrependimento. Da mesma forma que Davi foi exaltado no livro de Samuel, os seus erros também foram expostos e severamente criticados. Isso nos ensina que Deus não faz vista grossa para o pecado, porém castiga devidamente àquele que ama. A Bíblia descreve os êxitos e a fama de Davi e narra com igual veemência o seu vergonhoso pecado e suas tristes conseqüências nos âmbitos na sua vida pessoal e pública. Davi, embora perdoado, não foi isento de assumir as conseqüências de seu pecado.

Vemos que ele caiu, justamente, no apogeu do seu poder. Com ele aprendemos que um homem pode ter total controle de um exército, estratégias para derrotar fortes inimigos, poder para tomar e destruir qualquer cidade ou fortaleza, mas pode não conseguir exercer controle sobre o seu próprio desejo, conforme lembra-nos Provérbios 25:28 “Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito”. Além de adultério, Davi cometeu assassinato. Além de adultério, Davi cometeu assassinato. Foi desleal com alguém que demonstrou ser leal a ele e hipócrita, ao tentar camuflar seu erro com o pretexto de amparar Bate-Seba em sua viuvez, tornando-a oficialmente sua mulher. Davi também errou ao guardar segredo sobre seus crimes, pensando que jamais o saberia e não o confessou a ninguém. Contudo, as palavras de Natã, enviado por Deus, conduzem Davi ao arrependimento, que reconheceu imediatamente o seu pecado.

Aí aprendemos uma grande e exemplar lição com esse pecador que enxergou o seu egoísmo e ingratidão. Ele confessou o seu pecado e buscou o perdão. Vemos então a diferença entre Davi e seu antecessor: ele não só confessou seu pecado como admitiu publicamente seus erros e não perdeu a sua comunhão com Deus. Embora não ficasse livre das conseqüências de seus pecados, Davi não perdeu o que era mais precioso. A história de Davi nos serve como reflexão sobre a nossa responsabilidade pelas decisões que tomamos. O perdão divino sempre estará disponível para aqueles que pecam, mas Deus não desviará de nós os resultados dos nossos pecados.

Graça e Paz!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...