domingo, 22 de janeiro de 2012

“Pela fé Moisés sendo já grande recusou ser chamado filho da filha de faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado”. (Hebreus 11.24.25).



Se há algo certo em nossa vida é que temos que fazer escolhas. E são as nossas escolhas que determinam nosso sucesso ou nosso fracasso. Se não podemos escolher onde nascer, ou que família, podemos escolher como conviver com a família que nos foi dada. Se não podemos escolher nosso nome, podemos escolher como nosso nome será lembrado. Vemos na história de Moisés que ele escolheu pela fé. Nós também precisamos por fé, tendo em vista sempre que Deus estará a frente e tem poder para “abrir o mar” ou para enviar as pragas aos nossos inimigos. Precisamos saber que uma escolha errada pode determinar uma vida inteira de infelicidade. As escolhas estão sempre diante de nós, e algumas não nos deixam dúvidas, mas ainda assim dependem de nossa opção: a salvação ou a perdição; ser quente ou morno; servir a Deus ou a Mamom... Mas há escolhas que só podemos fazer colocando diante do Espírito Santo: nossa profissão, amigos, cônjuge, trabalho. Na hora de decidir qualquer coisa em nossa vida devemos depender de Jesus, pois Ele é quem sabe muito bem o que é a vontade de Deus para nós. Quando Ele escolhe as nossas amizades temos amigos e companheiros fieis, assim como Ester que pode contar com companheiras capazes de jejuar com ela na hora da dificuldade. Na escolha do cônjuge é mais do que fundamental depender de Deus. Há tantos lares destruídos, famílias desajustadas por conta de escolhas erradas, mesmo sendo o cônjuge um crente. Se escolhêssemos de acordo com a orientação do Espírito Santo muitas tribulações poderiam ser evitadas! Infelizmente há quem escolha por vista, ou por interesse, ou por conveniência e o resultado é desastroso! Nossas escolhas devem ser sempre para glória de Deus. Por isso precisamos nos perguntar: o que Jesus escolheria se estivesse em meu lugar? Moisés preferiu sofrimento ao invés das pompas que o Egito lhe oferecia e Deus honrou a sua escolha. Deus o exaltou. Mas antes ele teve que escolher entre ser grande no Egito ou servir ao seu povo, para a Glória de Deus. Vemos que sua escolha foi feita pela fé, na maturidade, não na emoção. Ele não agiu por impulso, ou levado por outra pessoa. Quem toma decisões pelo impulso, ou motivado por carência não pensa muito nas consequências. Tal entusiasmo freqüentemente não persevera muito tempo. Moisés, ponderou mediu as conseqüências de sua decisão. Ele sabia o que estava perdendo e o que iria ganhar (Hebreus 11:25-26). Com ele podemos aprender que nossas escolhas trazem conseqüências positivas, mas também precisamos pagar o preço de servir a Deus.

Vídeo para reflexão: veja a história de Moisés clicando em:


http://www.youtube.com/watch?v=4UdRPB6Mnos&feature=related


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...