segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões furam a parede e roubam” (Mt 6.19).

Jesus nos ensina a buscar a verdadeira e incorruptível riqueza, porque de nada adianta ajuntarmos tesouros na Terra e perdermos a oportunidade de passar a vida eterna ao lado de Deus. Em Mateus 16:26, Jesus nos faz refletir: “Onde está o teu tesouro, ali estará também o teu coração”. Quando começamos a colocar nossos bens em primeiro lugar, estamos negando a Deus. Em várias passagens Jesus nos mostra o quão inútil nos será ajuntar buscar o enriquecimento se não tivermos temor a Deus e se não agirmos conforme os Seus mandamentos. O problema não está na riqueza em si, mas na forma como lidamos com ela. Há pobres que se corrompem e há ricos que usam seus bens para a Glória de Deus. A maneira como lidamos com o dinheiro determina "quem é o dono de quem". Jesus mostrou dois caminhos possíveis: ser escravo do dinheiro e ser súdito do Reino de Deus. Não dá para conciliar as duas coisas. O apego ao dinheiro tem a capacidade de aprisionar o coração. A Bíblia tem toda razão: por causa do amor ao dinheiro muitas pessoas vivem sem temer a Deus e por isso matam, roubam, traem, mentem, enganam, prostituem-se, ou seja, pelo dinheiro causam muitos sofrimentos a si e aos outros. O pouco com temor ao Senhor não traz angústia e peso na consciência, enquanto onde o fruto da desonestidade não traz alegria, não dá tranqüilidade e sim muita inquietação, que seguirá para a vida eterna. O sábio afirmou em Provérbios 22:1 “A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro”.

Nesse sentido, Zaqueu nos ensina a mudar o curso de nossas vidas e a refletir sobre como lidamos com nossos bens e com nossas ambições. Quem quer se dar bem às custas de desonestidade, de corrupção, de roubo, prostituição ou de até de pequenas mentiras certamente não encontra a paz e a tranquilidade desejada para desfrutar do que adquiriu. Melhor é o pouco com Deus, afirma o sábio.

Zaqueu teve um verdadeiro encontro com Jesus, mas precisou subir na árvore, porque enquanto estava preocupado com as riquezas vivia de forma desonesta, colhendo onde não plantou. Nenhum bem é mais precioso que Jesus. Zaqueu soube disso e foi transformado.

Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: veja a história de Zaqueu clicando em:



http://www.youtube.com/watch?v=y6wKxIjNCXk&feature=related











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...