terça-feira, 24 de janeiro de 2012


E Noé fez tudo exatamente como Deus tinha ordenado”. Gênesis 7: 5

Vemos neste versículo que Noé obedeceu a Deus, mesmo contra a lógica humana e a sua obediência trouxe benefícios a todos até o dia de hoje. Mesmo ouvindo opiniões contrárias e o riso de deboche de quem não temia a Deus, Noé foi um exemplo de obediência e de perseverança. Durante anos ele se manteve determinado a cumprir o que Deus lhe ordenara. Indo contra o senso e a geração de sua época, ele construiu a arca e foi a obediência que salvou-o, assim como a sua família e a humanidade. Podemos aprender preciosas lições com a história de Noé. A primeira é a importância de andarmos com Deus. A Bíblia diz que Noé era homem justo e andava com Deus, por isso foi escolhido para uma importante missão. Será que somos cristãos íntegros e justos entre nossos contemporâneos? A segunda é sobre a importância de obedecermos a Deus, por mais estranha, absurda e sem lógica que nos possa parecer a Sua ordem. Não podemos questionar as orientacoes divinas. Deus sabe de todas as coisas. A terceira lição é que devemos obedecer prontamente e sempre. Não podemos estipular um prazo para iniciar ou encerrar nossa obediência, desistindo ao primeiro sinal de não vermos as coisas acontecendo. Noé obedeceu e construiu a arca, sem a menor perspectiva de chuva. A quarta lição importante para nós é que devemos obedecer a Deus independentemente das circunstâncias ao nosso redor. Noé sofreu oposição e zombaria de todos a sua volta. O povo queria curtir o momento e satisfazer as necessidades do dia, não estava preocupado com o futuro. Enquanto todos festejavam, Noé e seus filhos cumpriam fielmente a ordem de Deus. A obediência de Noé a Deus foi integral e sem limites. Devemos aprender com Noé a obedecer apesar das circunstâncias muitas vezes desfavoráveis, apesar das críticas e zombarias por estarmos servindo a Deus e buscando a santidade num mundo que só pensa nos prazeres da carne. Mas obedecer a Deus implica não somente fazer coisas, como também, deixar de fazer muitas delas, tais como: deixar o ressentimento e perdoar o próximo, deixar a mentira e falar a verdade, fugir da impureza e buscar a santidade, dentre uma lista extensa. A Bíblia afirma que Noé obedeceu a Deus em tudo, mesmo vivendo no meio de uma geração corrompida e violenta. A geracao de Noé não é diferente da nossa. Noé perseverou em obedecer. Enfrentou zombarias e deboches, mas continuou obedecendo. Ele obedeceu porque teve fé. Para se obedecer a Deus é preciso ter fé, pois as coisas deste mundo cooperam para a desobediência. A história de Noé tambem nos mostra um episódio de desobediência. Vemos que ele bebeu vinho e se embriagou de tal forma que ficou nu, com as vergonhas de fora. Isto nos mostra que Noé era passível de fraquezas, como nós somos. E mesmo com suas fraquezas o Senhor usou esse homem para reescrever a história da humanidade. Antes e depois do dilúvio. Isto nos ensina que Deus pode nos usar apesar de nossas fraquezas.

Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: veja a história de Noé clicando em:


For.Bibliografia: http://www.icmv. org.br/BibliaOnline.aspx












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...