domingo, 8 de janeiro de 2012


"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela suaprópria concupiscência. Depois, havendo a concupiscênciaconcebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera amorte." (Tiago 14,15)

A história de Sansão nos mostra o quanto a desobediência aos princípios paternos nos leva a fugir do alvo e como a associação com pessoas que não partilham dos mesmos princípios ou valores que nós nos levam à decadência moral, espiritual e até financeira. Vemos com esse homem bíblico que o pecado não é algo instantâneo, é sempre precedido pela tentação e pela forma como reagimos a ela. Jesus nos mostrou que ser tentado não é pecado, porque toda tentação pode ser vencida, então, todo pecado pode ser evitado. Mas a tentação não pode ser um pretexto para o pecado. Adão foi tentado e escolheu pecar. Jesus reagiu de forma diferente. Sansão tinha tudo para resistir à tentação, mas se deixou levar e foi contaminado pela influência de mulheres estranhas ao seu povo, e poderia dizer que não foi avisado. O grande segredo de vencer a tentação está na velocidade com a qual reagimos a ela. Quando ela se aproxima devemos reagir a ela, sem dar espaço para que se familiarize. Quanto mais demoramos em reagir maior se torna a possibilidade de se transformar em pecado. Ninguém é forte o suficiente para afirmar que não cairá se ficar muito tempo exposto à tentação. Assim,quanto mais resistimos à tentação mais imunidade adquirimos em relação àquela área na qual somos mais vulneráveis e mais facilmente a venceremos. Sansão nos ensina com seu erro que não podemos subestimar o inimigo. Não podemos pensar que entrando no terreno dele poderemos mudá-lo. Sempre será mais fácil ser rendido do que rendê-lo. Justamente porque nossa capacidade de reação vai sendo diminuída na medida em que nos familiarizamos com o tentador.

Outra lição que tiramos da história de Sansão é que não podemos nos afastar de nossos princípios, nem abandonar uma vida devocional diária. Um relacionamento íntimo com Deus na Palavra e na oração nos leva ao discernimento espiritual e domínio próprio. E isso afugenta as possibilidades de ataque inimigo. Um dos ataques mais bem sucedidos do diabo é estabelecer a sensualidade como padrão para os relacionamentos sentimentais em que os princípios vão sendo corrompidos, num processo gradativo, os valores espirituais vão sendo substituídos pelos valores mundanos, a voz dos profetas, a palavra e o testemunho de santidade vão sendo destruídos. Dalila só exerceu influência sobre Sansão porque ele deixou de priorizar os princípios e negligenciou os seus votos. Dalilas aparecem de várias formas e vão se infiltrando na vida daqueles que não reagem imediatamente à tentação. E quando elas descobrem onde está o segredo da força, já não há o que fazer.

Graça e Paz!


Vídeo para reflexão: veja a história de Sansão clicando em:
http://www.youtube.com/watch?v=iIX_LQ0AUKM

For.Bibliografia: http://www.icmv. org.br/BibliaOnline.aspx


Sugestão de leiura: E-book A Face oculta do amor: o espírito da sensualidade de Marcos de Souza Borges:

http://pt.scribd.com/doc/7775320/A-FACE-OCULTA-DO-AMOR-













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...