sábado, 7 de janeiro de 2012




Deus não nos deu espírito de covardia, mas de Poder, de amor e de moderação. (2 Timóteo 1:7)





Quando Deus nos mandar fazer algo ou ir a algum lugar, não podemos desobedecer. Não adianta mudar o rumo, sair da cidade ou nos esconder. Com a história de Jonas podemos aprender importantes lições. A Bíblia narra que Deus enviou o profeta Jonas a Nínive, uma cidade dos temidos e odiados assírios. Jonas deveria levar um chamado ao arrependimento e uma promessa de misericórdia, mas Jonas pensava que, se Deus poupasse Nínive, aquele povo estaria livre para saquear e roubar Israel novamente. Isso fez com que Jonas decidisse deixar Israel e “fugir de diante da face do Senhor”. Ele esperava que o Espírito da profecia não o seguisse e imaginou que uma viagem a Társis iria livrá-lo da responsabilidade que Deus colocou sobre ele. Essa parte da história já nos mostra que a presença e a influência do Senhor não tem limites. Deus manda uma tempestade para golpear o navio e essas circunstâncias mudariam o percurso de Jonas conduzindo-o ao seu chamado missionário. Vemos que Jonas reluta porque não aceita que Deus tenha misericórdia de pessoas que abusaram da nação de Israel. Essa história nos faz ver também o quanto somos parecidos com Jonas, quando nos preocupamos com coisas e nos descuidamos das pessoas, mesmo que essas pessoas sejam por nós consideradas indignas de nossa atenção.
Muitas vezes, mesmo conhecendo a Palavra de Deus, relutamos em cumprir Seus propósitos por causa de algum pensamento pessoal e não bíblico. Muitas vezes mudamos o curso de nossas vidas, para tentar fugir dos desígnios de Deus. Mas vemos que Ele sempre irá permitir que uma tempestade nos alcance, ou que um “peixe enorme” nos engula, para que entendamos o que está escrito no livro de Provérbios 19:21:” Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá”. Por isso antes de julgar precisamos nos lembrar que o SENHOR tem um propósito para tudo e para todos, e se as vezes não compreendemos os caminhos e as atitudes, devemos crer no SENHOR e deixar que Ele nos guie conforme o seu propósito.
Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: veja a história de Jonas.

http://www.youtube.com/watch?v=U5laJRsam_E&feature=related

For.Bibliografia: http://www.icmv. org.br/BibliaOnline.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...