quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

E disse o povo a Josué: Serviremos ao SENHOR nosso Deus, e obedeceremos à sua voz. (Josué 24:24)

Josué foi um dos grandes líderes do povo de Israel. ele foi comissionado por Deus para liderar o povo até a conquista da terra prometida, depois da morte Moisés. Com ele aprendemos lições importantes para nossa vida cristã. A primeira é a disposição em assumir desafios e a nos comprometer com determinação com aquilo que o Senhor colocou em nossas mãos para fazer. Josué também nos ensina a ter confiança, certos de podemos seguir adiante e de que estamos com Deus. Com esse homem de Deus aprendemos a ter força e coragem, sabendo que fraqueza e medo não combinam com as promessas do Senhor a nós. Eis porque o profeta Isaías escreveu: “Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”! Com Josué temos um exemplo de fidelidade, pois o Senhor deseja que sejamos fiéis aos seus mandamentos, sem nos desviarmos do Seu caminho. Isso nos leva a concluir que o sucesso nos nossos empreendimentos pressupõe a nossa fidelidade à Palavra do Senhor! Com Josué aprendemos a ser zelosos. Não basta apenas conhecermos a bíblia e os mandamentos do Senhor se não os colocamos em prática e cuidamos para que eles não sejam distorcidos nem difamados, pelos outros ou por nossas próprias ações! Com Josué edificamos nossa fé , pois a chave de todo o nosso sucesso se encontra na fé em Deus. Se há plena convicção de que Deus nos manda fazer algo e pela fé cremos que Ele estará sempre conosco, podemos avançar e conquistar nossos sonhos.

Com esse líder aprendemos as virtudes do compromisso e da coragem. Substituir o grande líder Moisés não foi tarefa fácil para Josué. Mas ele era um homem valoroso que sabia o que queria e, acima de tudo, entendia que Deus estava com ele. Josué não queria outra coisa senão ter a aprovação de Deus. A síntese da sua vida familiar foi sua história de compromisso com Deus. Não aceitava a prostituição espiritual do povo e queria fidelidade ao Deus de sua salvação. Por isso lançou o desafio do arrependimento, fazendo bela declaração de fé: "escolhei hoje a quem haveis de servir". E acrescentou: "Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor".

Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: veja  a história de Josué clicando em: http://www.youtube.com/watch?v=Nv4FdbQAtD0&feature=related





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...