domingo, 18 de dezembro de 2011



"Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos." (I Tessalonicenses 5:15)


Amado(a), o apóstolo Paulo nos faz refletir sobre a base da doutrina cristã: o amor. É pelo amor e não pela Lei que conseguimos entender essa expressão. Contudo, há um equívoco constante, disseminado nesta sociedade em que “a fila anda”, quanto ao sentido da palavra amor. Amar é algo muito mais abrangente do que sentir atração, ternura ou interesse por alguém em especial. O mundo ainda enfatiza o “olho por olho e dente por dente”, mas Jesus nos deixou leis radicais de amor, difíceis de serem compreendidas a não ser pela ação do Espírito Santo, como:“sede Luz” “sede Sal” “sede fermento” “dá a outra face” “…a outra túnica”. Amar os inimigos é não lhes ter ódio, nem rancor, ou desejo de vingança.
Nem sempre as pessoas tratam o mal que recebem com a vingança explícita, entretanto, demonstram atitudes de hostilidade indireta, como deixar de fazer um favor, ou ignorar o outro, lançar veneno sobre suas atitudes, dentre outras atitudes que mostram fraqueza e desobediência aos mandamentos do Senhor.
Amar os inimigos é não ter ódio, nem rancor, ou desejo de vingança. É mais do que isso. É respeitar o posicionamento alheio. Mas só percebe esta realidade quem vive no Espírito Santo. Quem, pelo fato de amar a Deus em primeiro lugar consegue deixar os ânimos, seus instintos fora da questão para melhor julgá-la.
Eis porque a humildade é uma das maiores virtudes do servo. E a capacidade de perdoar o grande segredo. Veja isso na atitude de Jesus em relação a Judas Iscariotes. Ele o tratou seu traidor como um amigo, mesmo conhecendo suas intenções.
Amado(a), em tempo de balanço de final de ano, observe quais têm sido as suas atitudes em relação a esse mandamento. Como você tem reagido diante do mal que lhe fizeram, ou intentaram fazer? E como você tem retribuído o bem que lhe fizeram?
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...