quarta-feira, 28 de dezembro de 2011



Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (1 Coríntios 6:12)



Amado(a), ao fazermos um balanço de nossas atitudes e omissões durante o ano que chega ao fim, precisamos antes de tudo ter a Bíblia como balizadora de nossas ações, para não incorrermos nos mesmos erros no próximo ano. Assim, a palavra do apóstolo Paulo aos Coríntios serve para nós como princípio de conduta e nos faz refletir sobre a base do cristianismo. Ser cristão significa ser livre do jugo do pecado e da opressão do diabo. Ser filho de Deus significa ser totalmente livre, pois todas as coisas são dos filhos de Deus. Aqueles que pertencem a Cristo, têm espaço e liberdade para serem alegres e felizes. A nossa liberdade em Cristo é intocável. Isso significa que, sendo filhos de Deus, somos livres para escolher, mas toda escolha pressupõe uma reflexão prévia, porque ela trará conseqüências, das quais não estamos isentos de assumir. Contudo, existe uma restrição, pois, como acrescentou o apóstolo, “nem todas as coisas convêm”. Liberdade significa ter consciência e ter domínio próprio. Liberdade é ser capaz de não fazer uma coisa que se poderia fazer. Não podemos nos deixar dominar pelas coisas que escolhas, pois assim não somos livres, mas escravos de nossas decisões. A liberdade que temos deve ser uma liberdade controlada por nossa própria vontade. Perdendo o controle, a liberdade vira anarquia, vício e escravidão. E aquele que perde o controle e o domínio próprio perde a sua liberdade. O nosso Senhor é Cristo. A nossa vocação é sermos livres, livres em Cristo. Devemos ser senhores das coisas e não escravos delas. Seja o que for: bens, lazer, trabalho, relacionamentos. Tudo que nos escraviza e nos afasta do Senhor foge ao princípio ensinado por Paulo. Pode ser lícito, mas não convém.
Amado(a), para saber se você é livre ou escravo de suas escolhas, verifique antes se o que faz edifica, convém e domina. Edificar no sentido de construir algo de bom na sua vida ou na vida de alguém. Algo de Deus, que tenha sentido espiritual, que faça bem, que lhe aproxima de Deus, que faça com que sua vida espiritual seja acrescida por aquilo que faz. Se não, fuja disso. Pode ser lícito, mas não convém. Ser conveniente é tão importante quanto saber o que fazer. É importante que saibamos o que deve fazer parte e o que não deve da nossa vida. O que fica bem e o que não fica. Isso em muitos aspectos. Saber se conduzir, se comportar, se vestir, se apresentar é fundamental. E o mais importante, saber se o que fazemos não nos domina. Paulo diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas". Se fazemos algo por causa do domínio que isso exerce sobre nós, então isso não pode ser bom. Deus concedeu a Adão o controle sobre o mundo e o pecado tirou dele esse domínio e o diabo o escravizou. Jesus nos libertou para vivermos a liberdade de podermos fazer ou não. Sem pressão, sem nenhum tipo de influência.
Amado(a), antes de tomar qualquer decisão pergunte primeiro: isso edifica minha vida espiritual, é conveniente, não faço constrangido(a) ou pressionado(a) a fazer? Agindo sempre assim, você pode não se livrar dos problemas que terá de enfrentar no novo ano, mas certamente enfrentará qualquer situação com equilíbrio e em paz, porque Jesus estará no centro de suas decisões.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...