quinta-feira, 29 de dezembro de 2011



Então disse eu: Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas. (Eclesiastes 9:16)



Amado(a), essas palavras de Salomão são fonte de reflexão para ponderarmos sobre nossos propósitos e pesarmos nossos planos para o ano que se aproxima. Todos nós fazemos planos, projetamos algo e sonhamos. São os nossos sonhos que nos impulsionam à construção de nossos projetos. A Bíblia afirma, em Filipenses 2:13, que o querer, o sonhar, vem de Deus e é Ele mesmo quem realiza, quem concretiza estes sonhos. Todas as pessoas precisam de um sonho. Quem não sonha está morrendo. São os grandes sonhos que transformam o mundo. Quando uma pessoa comum está comprometida com um grande sonho, e se move para a sua concretização, ela muda a sua vida e a das pessoas a sua volta. Sonhar apenas não basta. É preciso determinação e constância para que os sonhos se materializem. Sonhar é imprescindível, mas é necessário que Deus conduza os nossos sonhos. É preciso buscar a sabedoria para compreender a vontade de Deus e estar em sintonia com os Seus sonhos para a nossa vida. Se nossos sonhos estão de acordo com a vontade de Deus, certamente esses sonhos trazem glória a Deus. A Palavra diz que o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Afirma também que há caminhos que ao homem parecem perfeitos, mas o seu fim é de morte. Nós, muitas vezes, pensamos que alguma coisa é sonho de Deus para nós, mas nem sempre é. Muitas vezes nosso coração nos engana. Uma boa maneira de obter esta resposta é sondando o nosso coração e observando se a realização daquele sonho vai trazer glória a Deus ou não. Não é errado sonhar em prosperar, mas se essa prosperidade vem com o que é ilícito, com recursos desonestos, com a prostituição ou a desonra de alguém, certamente não glorifica a Deus e não é sábio sonhar com o que não se pode edificar. O que vem de Deus traz paz e uma prosperidade diferente da quem vem do mundo. Nenhum dinheiro ou posição que não esteja de acordo com os propósitos de Deus para a vida de Seus filhos satisfazem ou perduram. Quando não são dissipados com a mesma facilidade com que vêm, trazem angústias e insatisfação. Mas os sonhos de Deus jamais serão frustrados. Os propósitos de Deus para a nossa vida têm o poder de se tornar realidade porque nenhum dos desígnios do Senhor pode ser frustrado. Os sonhos de Deus se realizam no Seu tempo. Pode parecer que está demorando, que é impossível, que é algo grande demais, mas para Deus todas as coisas são possíveis.
Amado(a), quantas vezes você sonhou em construir um lar, em ter um bom emprego, em ter uma vida confortável, uma família saudável, em ter um ministério? Saiba que esses sonhos são agradáveis a Deus. E se esses sonhos não se concretizaram, saiba que não é porque Deus não quer. O problema está na sua inconstância. Está em não compreender o tempo certo de fazer ou deixar de fazer algo. Está em não perseverar. Está em não obedecer as orientações do Senhor e não agir com sabedoria, pois como afirma o sábio rei “melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, porém um só pecador destrói muitos bens".
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...