sexta-feira, 30 de dezembro de 2011


"Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol" (Ec 2.11).

Amado(a) em geral, a cada início de um novo ano, procuramos por perspectivas de tempos melhores. Fazemos planos de mudanças, intentamos abandonar velhos hábitos, consideramos deixar para trás o que não nos fez bem. Mas com o tempo, com o passar dos dias verificamos que os planos da noite da virada não se sustentam porque nós permanecemos os mesmos. Como afirma o sábio no versículo em epígrafe, tudo é vaidade, é correr atrás do vento se não tivermos como alvo um tesouro não perecível. Vemos que os anos passam e ainda que pareçam diferentes, se não mudarmos intimamente nada será diferente. De nada adiantam os planos, a intenção de mudança, se continuamos a nos comportar da mesma forma.
Se observarmos a situação do mundo, veremos que nada é promissor, pois as dificuldades econômicas e o baixo nível moral dos povos, não nos dá motivos para esperar por momentos melhores para a humanidade. É preciso encontrar um caminho que nos permita que olhar além das circunstâncias. Resta-nos somente uma alternativa: procurar a renovação pessoal. Mas isso só será realmente possível se abrirmos nossos corações para experimentar uma transformação nos moldes propostos por Jesus: a partir de um novo nascimento. Isso significa abrir de verdades arraigadas pela sociedade, abrir mão do orgulho e da tradição e assumir a missão de Jesus, reconhecendo-O como único e suficiente Salvador, pela fé. Quem não tem a coragem de agir radicalmente, abandonando o velho homem, não pode compreender o que diz o apóstolo Paulo em 2 Coríntios 5:17: "E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas".
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...