terça-feira, 13 de dezembro de 2011



“A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a determinação.” (Provérbios 16:33)


Amado(a), em tempos de grande exortação ao consumo, e à oferta mundana de enriquecimento fácil, muitos são os que colocam suas expectativas em jogos ou em loterias. A Bíblia não trata especificamente desse temam, mas deixa claro em Provérbios 13:11 “A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará.” Isso significa que Deus abençoa o fruto do trabalho, fazendo com que se multiplique de forma a prover as nossas reais necessidades. Entretanto, satanás faz com que o homem fique insatisfeito, querendo sempre mais e, em vez de agradecer e abençoar o que vem do Senhor, fique sempre à espera de mais. Essa insatisfação permanente é a causa de muitos males, dentre eles a corrupção em todos os níveis. Há pessoas que mesmo conhecendo a Palavra, sob a alegação de que tendo muito dinheiro podem ajudar à obra ou aos irmãos, investem seus sonhos em jogos de azar, em loterias ou até mesmo em negócios ilícitos. Como cristãos devemos saber que Deus é soberano e proverá as necessidades da igreja e de seus membros por caminhos honestos. É incoerente pensarmos que Deus seria honrado se recebesse doações de dinheiro proveniente de dinheiro “roubado” dos pobres devido à tentação pelas riquezas que é difundida na sociedade atual. Isso se aplica ao percentual proveniente de jogos. A fortuna acumulada para sorteio, em geral é parte do sacrifício de pessoas com poucas condições financeiras, que tiram de seu próprio sustento ou de sua família para fazerem “fé” na proposta de enriquecimento rápido. Por outro lado, há sempre o risco da corrupção moral entre pessoas que enriquecem facilmente. Além de se cercarem de pessoas interesseiras e desonestas, o apego ao dinheiro faz com que os valores e princípios éticos e morais se percam, com a intenção de multiplicar ou de manter a riqueza adquirida.
Amado(a), Deus não é contra a riqueza, mas sendo Ele o dono do ouro e da prata, certamente proverá nossas necessidades da melhor forma possível. Vemos que o problema não é o que fazemos com o dinheiro, mas o que o dinheiro faz conosco. O apelo do “enriquecimento rápido” é uma tentação forte demais, e aqueles que estão desesperados acabam não resistindo e apostam suas esperanças no jogo e não em Deus que tudo pode. As chances de levar o prêmio são mínimas, o que resulta em ruína para muitas vidas, mas a esperança Naquele que pode todas as coisas é a grande fonte de riqueza. I Timóteo 6:10 nos diz: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” Hebreus 13:5 declara: “Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele (Deus) disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” Mateus 6:24 proclama: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”
Amado(a), jamais se esqueça de que as riquezas do mundo são perecíveis, mas os tesouros do Reino são para a vida eterna.
Graça e Paz!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...