sexta-feira, 9 de dezembro de 2011



“Se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lucas 13:5).


Amado(a), o Senhor Jesus nos ensina neste texto que devemos nos arrepender dos nossos erros e não voltar a cometê-los, caso contrário teremos que assumir suas conseqüências. Contudo, nem todos aprendem essa lição e, assim como o primeiro homem, tentam fugir da responsabilidade pelo pecado de várias formas. Uma delas é tratando o pecado como algo impessoal e inevitável. Vemos isso no exemplo de Arão, quando não quis admitir sua culpa em fazer o bezerro de ouro. Desviou a atenção para o povo, e explicou que o bezerro “saiu” do fogo (Êxodo 32:24). Quantas vezes ouvimos alguém explicar um erro, dizendo, “Aconteceu, não sei como!”
Outra forma é justificar o pecado porque todo o mundo faz. Nós somos responsáveis pelos nossos atos e por nossas escolhas. Não é porque alguém agiu de uma maneira que podemos fazer igual. E, se assim o quisermos, devemos assumir nossa escolha. Em Lucas 18:9-14, Jesus condenou a atitude de um fariseu que se justificou por se comparar aos outros. Paulo corrigiu Pedro e Barnabé, quando foram levados pela influência dos outros, em Gálatas 2:11-14. O padrão que nos julga é a palavra de Deus (João 12:48). Aqueles que se comparam aos outros homens são insensatos, afirma o apóstolo em 2 Coríntios 10:12. E se a Bíblia nos mostra que nós escolhemos e seremos julgados pelas nossas decisões, ela também recomenda em Deuteronômio 30:19: “Escolhe, pois, a vida”; Jesus ensinou em Mateus 7:13-14 que podemos escolher entre a vida e a perdição.
Amado(a), o pecado sempre esteve entre os homens, mas a palavra de Deus também. Desde o início foi dado a nós o direito de escolher entre uma vida em santidade e o pecado; Josué nos dá o exemplo. Ele decidiu servir ao Senhor e estendeu essa decisão aos seus e nos exorta: “Escolhei, hoje, a quem sirvais” (Josué 24:15). Você decide!


Graça e Paz!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...